quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SINTE/SC se reúne com CONER e Secretário Deschamps na próxima quinta.


Foi confirmada, pelo Coordenador da CONER Decio Vargas, reunião com a Comissão de Negociação do SINTE/SC para a próxima quinta, dia 31/01/2013, às 14hs, na SED. Esta reunião deverá contar com a presença do Secretario Deschamps.
De acordo com as informações de Décio Vargas, na quinta-feira serão apresentadas propostas sobre a descompactação da tabela salarial. O SINTE espera ainda, que o Governo traga alguma posição a respeito da dívida do Estado com o magistério, ou seja, parte do Piso de 2012 ainda não pago a todos/as, bem como, o reajuste de 2013. É esperar para ver.
Apesar do encontro, o sindicato não tem muitas expectativas de que as propostas contemplem efetivamente as reivindicações da categoria. Já que em 2012, as negociações não evoluíram neste sentido. Esperamos que o governo, depois de dois anos, comece a repensar a nossa educação, pois até agora só fez promessas e usou artifícios de protelação. Nós, as crianças, e os jovens catarinenses queremos futuro, por isso esperamos proposta estruturadora da carreira do magistério, e não arremedos dela.
Após o encontro com a CONER, a diretoria executiva do Sindicato estará reunida para discutir a proposta apresentada pelo Governo, e também para definir a data da primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo, que provavelmente acontecerá no início de fevereiro, para que as propostas sejam analisadas e levadas para a base. Discutirão também a convocação de uma Assembleia Estadual para breve, onde os/as trabalhadores/as avaliarão as propostas apresentadas e decidirão os passos que a categoria deverá dar em 2013.
O ano letivo inicia com problemas, e o que está em jogo é o nosso futuro como profissionais, e para enfrentá-los precisamos estar juntos/as e fortalecidos/as. Nossa categoria representa o maior contingente de trabalhadores/as do serviço público catarinense, e unidos/as somos imbatíveis, por isso, é importante que fiquem atentos/as, organizados, reúnam-se, discutam em suas bases e tomem posição a respeito das ações que faremos no ano de 2013 que pelo andar da carruagem, será marcado por muitas lutas.
O SINTE/SC convoca todos/as os/as trabalhadores/as para que façam parte desta luta. Juntos, somos fortes, não nos intimidaremos e faremos o enfrentamento que for necessário para garantir nossos direitos.

sábado, 26 de janeiro de 2013

RESPOSTA PUBLICADA NA COLUNA DO MOACIR PEREIRA SOBRE O PAGAMENTO DO PISO DO MAGISTÉRIO.

  1. Caro Moacir, professores e sociedade em geral, mais uma vez o governo mente para toda a sociedade quando "diz" que paga o piso nacional. O reajuste de 22,22% de janeiro de 2012, o governo pagou somente para quem recebia abaixo do valor do piso e não pagou para todos os professores, igualando os salários de um ...professor com formação de magistério com quem tem curso superior. Ficou uma dívida de 13.19% reconhecida pelo governo. O argumento na época era porque o índice de 22,22% era alto e o governo não tinha condições de pagar para todos. Este ano o reajuste anunciado pelo MEC ficou em 7,97%, quando deveria ser 20,16% pois é este o percentual do aumento do custo aluno em 2013, tambem foi pago para quem recebe abaixo do valor o governo, com isso igualou os salários de quem tem ensino médio com quem tem pós-graduação. Investir cinco ou seis anos em estudos para que? Esta é mais uma prova que o governo Colombo tem posição contrária que os professores tenham um piso nacional estabelecido em lei, pois assinou duas adin mas não teve êxito e na prática não cumpre a lei. Mas as ilegalidades não param por aí. O governo paga o valor do piso em forma de gratificação, chamada de complementação, em desrespeito a decisão do STF quando no julgamento da Adin em 2011 decidiu que piso é vencimento não podendo somar as gratificações. Os professores saberão dar resposta de novo a este governo. Se é através de mais uma greve que vai fazer este governo cumprir a lei, ele terá mais uma greve.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Informações

Conforme já anunciado no final do ano passado, o SINTE Regional de Chapecó, volta com suas atividades normais, a partir do dia 1º de fevereiro.
Um abraço a todos.

CONTINUAREMOS LUTANDO PELA VERDADE


CONTINUAREMOS LUTANDO PELA VERDADE!

No próximo dia 28/01, quando completa 1 ano e 2 meses do assassinato do vereador Marcelino Chiarello, nos reuniremos para celebrar sua história, suas lutas, sua presença!
Será na Câmara de vereadores de Chapecó.
Pedimos à todos/as que convidem seus amigos e vizinhos e venham com camisa preta.
LOCAL: Câmara de vereadores de Chapecó
HORA: 18:00

FÓRUM EM DEFESA DA VIDA, POR JUSTIÇA E DEMOCRACIA!

Convênios médicos - valores - União Sindical