sábado, 30 de novembro de 2013

Delegados da Regional de Chapecó se preparam para o Congresso do SINTE



Na Regional de Chapecó, os 27 Delegados eleitos se preparam para participar do X Congresso Estadual do SINTE/SC. O grande e importante evento acontecerá nos dias cinco, seis e sete de dezembro próximo, na cidade de Fraiburgo (Regional de Videira).
O tema do Congresso Estadual do SINTE, este ano, será “Por uma educação crítica, transformadora, e que promova a emancipação da classe trabalhadora”. Ao todo, cinco teses foram inscritas e terão as propostas levadas à votação, durante o Congresso, que reunirá Delegados e lideranças de todas as Regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina.
Quinta-feira passada, Delegados da Regional de Chapecó reuniram-se, como forma de preparação, para o grande evento, em Fraiburgo. O objetivo da reunião foi justamente debater os temas a serem tratados, durante o X Congresso Estadual do SINTE/SC.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Informe da Estadual do SINTE


Audiência Pública sobre pacotaço do
governo lota auditório da ALESC

Uma manhã de auditório lotado de trabalhadores do serviço público estadual, sindicalistas, lideranças, deputados e representantes do governo marcou a Audiência Pública sobre o pacote de projetos de leis (PL) enviados pelo Executivo à Assembleia Legislativa. Entretanto, as categorias foram divididas pelos projetos, que beneficiam muito mais a minoria, o alto escalão do Estado, em detrimento dos demais, a grande massa trabalhadora, que possui menores salários.
Em suas falas, os/as deputados/as de oposição e dirigentes sindicais destacaram o histórico método do governo em enviar uma enxurrada de projetos, neste caso, trata-se de 11 PLs, em todo o final de ano, apostando no divisionismo, privilegiando certas categorias, tratando de forma desigual a distribuição de renda no Estado. Apesar de serem 11 projetos, as alterações podem mexer em mais de 100 leis históricas do funcionalismo público.
Nas discussões, houve polêmica, quanto aos projetos, os quais foram chamados, inclusive, de aberrações, por deputados/as da oposição, como o PL 043, que trata de alteração do estatuto do funcionalismo estadual. Este PL vai mexer diretamente com a estrutura do serviço público, atingindo os trabalhadores Os parlamentares contrários pediram a retirada do referido projeto, pelo executivo.
O SINTE/SC, que representa a maior categoria do funcionalismo público do Estado, manteve posição contrária a qualquer tipo de retirada de direito dos trabalhadores, e pela isonomia dos servidores. O Coordenador Estadual da entidade, Luiz Carlos Vieira, relatou, durante a audiência na Alesc, que o SINTE foi chamado pelo governo a conversar, entretanto, sem a presença do CONER, órgão responsável pelas negociações com os sindicatos. Sendo assim, até agora, nenhuma proposta foi apresentada à descompactação da tabela salarial, muito menos com relação a reajuste salarial. Neste pacotaço, o magistério continua esquecido pelo governo.
Após a audiência, dirigentes de várias entidades sindicais, diretamente envolvidas com as alterações nas leis, se reuniram, para decidir os rumos das lutas por seus direitos. O grupo de lideranças deliberou, em conjunto, por lutar pela data base 2013/14 e pela retirada desses projetos da ALESC, para melhores análise e negociação com as categorias.
 
 
 

Regional do SINTE na EEB Bom Pastor



Lideranças da Regional do SINTE estarão, na próxima segunda-feira, dois de dezembro, às 15h30, na Escola de Educação Básica Bom Pastor, quando professores e alunos realizarão manifestação pública, na própria unidade escolar. O objetivo será reivindicar melhoria imediata da acústica da Escola, comprobatoriamente inadequada.
Bom Pastor: acústica inadequada.

Professores da Escola Lara Ribas vestem a camiseta da Campanha Salarial


Tão logo foi lançada a Campanha Salarial do SINTE/SC, com a confecção das camisetas, os professores da Escola de Educação Básica Lara Ribas, em Chapecó, organizaram-se. O objetivo foi, através de mobilização, vestirem a camiseta da Campanha Salarial.
Atualmente, 36 professores vestem, todas as terças e sextas-feiras, a camiseta, e divulgam a Campanha Salarial, na unidade escolar. Nesta sexta-feira, a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, visitou a sala dos professores da EEB Lara Ribas, oportunidade em que cumprimentou a categoria que aderiu à Campanha Salarial do SINTE/SC.
“Esperamos que a maioria dos trabalhadores em educação venha a aderir à Campanha Salarial, que prossegue até janeiro”, destacou a Coordenadora Regional. Segundo ela, a categoria pode adquirir a camiseta da Campanha Salarial, junto à Regional do SINTE, na Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Porto Alegre, pelos fones (49) 3323-8768 e (49) 8867-5689, através do email sinte@proradio.com.br, ou ainda diretamente com os(as) representantes da Regional, em cada unidade escolar. Juntos, somos muito mais fortes!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Marcelino Chiarello: Presente!


Informe da CNTE





PNE será votado em plenário no próximo dia 11

Depois de aprovado nessa quarta-feira (27/11) na Comissão de Educação do Senado, em uma votação simbólica, sem a presença de parlamentares da base de apoio do governo, o PNE foi encaminhado com pedido de urgência e será votado no plenário no dia 11/12.
Se passar, o relatório do senador Álvaro Dias sobre o Plano Nacional de Educação para o período de 10 anos, volta para a Câmara. De acordo com o senador, 92 emendas foram apresentadas, sendo 44 delas aceitas total ou parcialmente, sem mudanças significativas. O projeto, que está em tramitação há 3 anos, tem 14 artigos e 20 metas. Na semana passada, a votação, que já estava marcada, foi adiada por um pedido de vista coletivo.
Para os representantes da CNTE, que acompanharam a aprovação, houve resgate de várias questões importantes, mas também recuo.
O coordenador nacional do Departamento de Funcionários da Educação (DEFE), Edmílson Lamparina, criticou a mudança feita no texto original da meta 15, sobre a formação dos funcionários da educação, que havia sido aprovado pelos deputados. Agora apenas os professores terão a formação garantida.
Segundo a secretária geral da CNTE, Marta Vanelli, a decisão dos senadores é um grave retrocesso também no que se refere à meta 20: “Apesar de garantir os 10% do PIB para a educação pública, o senador abriu nas exceções o financiamento para todas as instituições privadas. É uma contradição e nós vamos lutar na Câmara para reverter estes 2 pontos. É preciso garantir a formação dos funcionários das escolas e que o dinheiro público vá somente a educação pública”.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Denúncia:

Novo prédio da EEB Lara Ribas tem problemas na estrutura

Como se não bastassem todas as dificuldades enfrentadas por professores e alunos, na Escola de Educação Básica Lara Ribas, em Chapecó, o novo prédio, ainda em obras, já apresenta problemas na estrutura. Enormes rachaduras foram constatadas, durante visita que a Coordenadora Regional do SINTE, professora Zigue Timm, e o professor e vereador Cleber Ceccon (Conselheiro da Regional do SINTE) realizaram, na unidade escolar, nesta quarta-feira.
Além de a obra estar em atraso, o aparecimento das rachaduras, em toda a estrutura, está preocupando a comunidade escolar. Diante disso, os professores Cleber e Zigue recorreram ao Ministério Público, no sentido de saber o que está sendo feito, para solução do grave problema, tendo em vista que já foi realizada perícia técnica, no local.
Em reunião com Cléber Augusto Hanisch, promotor de Justiça da Cidadania, do Fórum da Comarca de Chapecó, as condições das obras do novo prédio da EEB Lara Ribas foram amplamente debatidas. De acordo com o promotor, “estaremos marcando reunião, o quanto antes, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional, para que apresentem soluções para o problema”. Hanisch lembrou, ainda, que, após terminada a obra, serão averiguadas as condições de segurança do prédio, incluindo acessibilidade.

Professores Cleber e Zigue estão preocupados com as condições da obra.
Prédio antigo apresenta sérios problemas.
Professores Zigue e Cleber visitaram o local.
Do lado de fora, rachaduras denunciam as condições do prédio.
Algumas rachaduras foram cobertas.
 
A placa confirma o atraso da obra.

Promotor da Cidadania vai ouvir a SDR a respeito.

Convênios médicos - valores - União Sindical