quinta-feira, 10 de abril de 2014

Justiça interdita EEB Lara Ribas e estipula prazos para regularização de infraestrutura

Há poucos dias, a Justiça interditou as obras do novo prédio da Escola de Educação Básica Lara Ribas, em Chapecó, e estipulou prazos para regularização de infraestrutura, tanto do prédio antigo, como do prédio novo, daquela unidade escolar. O anúncio foi feito pelo Juiz da Comarca de Chapecó, Dr. Selso de Oliveira, durante reunião com lideranças da comunidade escolar da E.E.B. Lara Ribas e da Coordenação Regional do SINTE de Chapecó. Participaram da reunião com o Juiz, o presidente da APP da E.E.B. Lara Ribas, Valdir Bos; o pai de aluna Waldir Borille; a mãe de alunos Angela Zuse; o professor Fábio Corá e a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm.
Na ação, determina o Juiz que cabe ao governo do Estado, agora, através da Gerência Regional de Educação, “realizar as seguintes melhorias, na ala antiga da Escola de Ensino Básico Coronel Lara Ribas: substituição de forros, eliminação de goteiras, manutenção de pisos, reforma do parque de diversão, instalação de bebedouros e desratização/desinsetização/desinfecção de caixa d'água, bem como que seja apresentado, no prazo de seis meses, PPCI (Projeto Preventivo Contra Incêndio e Pânico), a ser confeccionado por profissional habilitado, nos termos da Norma de Segurança Contra Incêndio e Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e, no prazo de 30 dias, que seja apresentada as planilhas anexadas à inicial, devidamente preenchidas, acompanhadas do projeto de adequação às normas de acessibilidade, sendo que, após sua aprovação, deverá promover, em 180 dias, as obras de adaptação necessária. Em relação à ala nova, fica o réu/agravado (Estado de Santa Catarina), obrigado a interditar o aludido prédio, proibindo o recebimento de alunos e professores, no prédio, até que sejam apresentados os documentos de aprovação municipal sobre as normas de acessibilidades e do Atestado de Vistoria e Funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, até o pronunciamento definitivo da Câmara competente”. Sobre a decisão judicial, o secretário de Desenvolvimento Regional e a gerente regional de Educação de Chapecó já foram oficialmente comunicados, informa o Juiz Selso de Oliveira.
Histórico - No ano passado, a Coordenadora Regional do SINTE, professora Zigue Timm, e o Conselheiro da Regional, professor Cleber Ceccon, estiveram nas obras do novo prédio da Escola de Educação Básica Lara Ribas. Durante a vistoria, foram constatadas diversas irregularidades, o que resultou em denúncia formal, junto ao Ministério Público do Fórum da Comarca de Chapecó.
No dia 19 de março deste ano, a comunidade escolar da E.E.B. Lara Ribas organizou, junto com a Regional do SINTE de Chapecó, à realização de um grande ato público, na frente do novo prédio da unidade escolar. Pais, professores e estudantes manifestaram toda a indignação, diante do atraso e das irregularidades, na obra. Logo após a mobilização, lideranças retornaram ao Fórum da Comarca de Chapecó, quando reuniram-se com o Juiz Selso de Oliveira, que solicitou dossiê a respeito.
A partir daí, com a divulgação da mobilização, na imprensa, o fato tornou-se público, causando maior indignação, por parte de toda a sociedade. Com a interdição do prédio novo da E.E.B. Lara Ribas e os prazos estipulados à regularização, tanto do prédio antigo, quanto do novo prédio, aquela comunidade escolar e a Coordenação Regional do SINTE de Chapecó esperam, finalmente, ter respeitado o direito de cidadania.
Lideranças foram Fórum da Comarca.
Dr. Selso de Oliveira cumpre a ação de interdição.

Reunião com o Juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical