sábado, 19 de julho de 2014

Campanha de Solidariedade contra a criminalização dos que lutam por justiça no Caso Marcelino Chiarello

No dia 14 de março de 2013, integrantes do Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia, dirigiram-se à sede da Polícia Federal, em Chapecó/SC, para cobrar informações sobre a investigação do crime, que estava naquele momento sob a responsabilidade da Polícia Federal. Vale lembrar que o Fórum é formado por pessoas ligadas a diversos movimentos sociais populares, que lutam pelo esclarecimento do assassinato do vereador Marcelino Chiarello, ocorrido em 28 de novembro de 2011.
Ocorre que, ao ingressar no prédio e cobrar ações mais efetivas da Polícia Federal, na investigação do crime, que, até o momento, permanece sem solução, 29 companheiros sofreram representação do delegado de plantão, pela prática da conduta descrita nos artigos 150, § 1º (violação de domicílio) e 331 (desacato) do Código Penal. Dentre os 29 companheiros, estão os/as professores/as Evandro Accadrolli, Rafael Saugo, Ronei Grazziolli, Neiva Schneider, Vanda Casagrande e Zigue Timm, da Regional do SINTE de Chapecó. O Ministério Público Federal instaurou inquérito policial, e apresentou proposta de Transação Penal, com aplicação imediata de pena restritiva de direito, consistente em prestação pecuniária, no valor de R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais). O Processo encontra-se no TRF da 4ª REGIÃO, sob nº 00038981820134040000.
Os 29 companheiros que, junto com suas organizações, lutam por justiça no caso Marcelino, estão sendo injustamente criminalizados e prestam contas à justiça, simplesmente por exigirem que ela cumpra o seu dever. Trata-se de mais um lamentável exemplo de criminalização dos movimentos sociais, doutrina cada vez mais presente no judiciário brasileiro.
Essa campanha de solidariedade visa ao mesmo tempo denunciar a criminalização dos movimentos sociais populares e arrecadar fundos para o pagamento da multa imposta aos 29 companheiros criminalizados por lutar por justiça. Para o recebimento das doações, foi criada uma conta, onde pode ser depositado qualquer valor.
A Regional do SINTE chama a categoria para a responsabilidade, a sensibilidade e o compromisso de cada colega, para que faça parte dessa campanha.
As entidades e pessoas que quiserem colaborar, podem fazê-lo, através de depósito, na seguinte conta:

Conta nº: 10.523-6

Agência: 5208-6

Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical