terça-feira, 22 de julho de 2014

Informe da Estadual do SINTE

Nota do SINTE/SC sobre recesso escolar

Já no ano de 2013, o SINTE/SC, ao elaborarproposta de calendário do ano letivo de 2014, manifestou preocupação, com relação à garantia de duas semanas de recesso, aos profissionais do magistério catarinense. Infelizmente, a proposta que apresentamos à SED foi ignorada, apesar de contemplar o mínimo de dias letivos e a quantidade de hora aulas prevista em lei. Agora, mais uma vez, os profissionais estão sendo convocados para atividades, durante os dias de recesso, em muitos casos, sem prévio planejamento, por parte da escola, e, em outros, de forma impositiva, tendo que participar de atividades propostas pela GERED, em detrimento do que havia sido proposto, a nível de escola. Inclusive, em anos anteriores, os trabalhadores não receberam o vale transporte, ou o passe livre do professor.
Nossa proposta de formação continuada previa atividades planejadas, para o ano todo, distribuída no calendário escolar, ao longo do ano, pois compreendemos que a formação deve estar ligada à realidade que vive cada educandário.
O recesso escolar de julho, que já foi de quatro semanas, representa, para estudantes e profissionais do magistério, um tempo necessário para retomar forças e entusiasmo, para seguir os trabalhos. A atividade formativa exige esforço cognitivo constante. Para os profissionais do magistério, o recesso sendo respeitado significa melhor condição de trabalho, e, portanto, melhor desempenho da atividade de aprendizagem em sala de aula.
O SINTE/SC repudia a postura autoritária da SED, e propõe que, para os próximos anos letivos, as escolas discutam e banquem seu próprio calendário escolar, respeitando duas semanas de recesso, para estudantes e profissionais do magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical