sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Coordenação Regional do SINTE manifesta repúdio contra violência nas escolas

A Coordenação Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) de Chapecó divulgou nota, manifestando repúdio contra os ato de violência nas escolas. Eis a íntegra do manifesto:

Nota de Repúdio

A Coordenação Regional do SINTE de Chapecó vem a público manifestar repúdio, pelo incidente ocorrido na antesala da Gerência Regional de Educação, quando uma mãe de estudantes agrediu violentamente uma diretora escolar da rede pública estadual. O fato foi registrado quarta-feira passada (10/12), no prédio da GERED/Chapecó.
Ainda que o mais recente registro de violência, envolvendo uma diretora, tenha acontecido no prédio da Gerência Regional de Educação, não nos causa surpresa. Lamentavelmente, todos temos conhecimento de que a violência nas escolas tem se acentuado no espaço escolar, enquanto o governo do Estado se mantém omisso, abrindo mão de políticas preventivas que visem a garantia de segurança da comunidade escolar, tal como a contratação de vigias, nas unidades escolares.
Por reconhecermos o esforço e a dedicação dos/as profissionais da educação, não podemos nos omitir, diante de tais fatos que ferem os direitos e se assemelham à selvageria. Quando o ato violento provém de uma mãe (como trata o fato mais recente), ou de um pai, a nossa preocupação aumenta, como trabalhadores/as em educação que somos. Em sala de aula, priorizamos o compromisso com o desenvolvimento das diferentes áreas do conhecimentos, calcado nos valores éticos, morais, humanos e sociais.
Salientamos que a diretora vítima da violência é, antes de tudo, professora de carreira do magistério público estadual, com quem nos solidarizamos. Sabemos que o caso de violência não é isolado, infelizmente, mas, sim, sintoma de um problema muito maior, de fundo estrutural, decorrente da falta de valorização dos profissionais e de investimentos para melhoria do ambiente escolar. Pela gravidade que culminou o fato, exigimos que sejam tomadas todas as medidas cabíveis, nos âmbitos administrativo e judiciário, para que tais condutas não mais se repitam, em todo e qualquer estabelecimento de ensino. Considerando que a educação é importante instrumento que contribui na construção de uma sociedade mais fraterna, tolerante e igualitária, a Coordenação Regional do SINTE repudia toda e qualquer forma violência, nas unidades escolares.

Coordenação Regional do SINTE de Chapecó”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical