sábado, 30 de agosto de 2014

Lideranças de doze Regionais do SINTE participaram de Curso de Formação em Chapecó

Lideranças das Regionais de Chapecó, Palmitos, Maravilha, Curitibanos, Campos Novos, Concórdia, Caçador, Joaçaba, Videira, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Xanxerê participaram, durante todo este sábado (30/08), da nova etapa do Curso de Formação Sindical, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina - SINTE/SC. Encontro semelhante aconteceu, também neste sábado, em Blumenau, sob a coordenação do Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, professor Evandro Accadrolli. Em Chapecó, as atividades foram coordenadas pela Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin.
Nesta etapa, os Eixos II e III tiveram continuidade, desenvolvendo os temas Teoria da Comunicação, Gestão Sindical e Planejamento Sindical. A próxima etapa do Curso de Formação Sindical do SINTE/SC acontecerá no próximo mês de novembro.
Secretária Adjunta de Organização – Oeste
 – do SINTE/SC - Alvete Pasin Bedin:
  
Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC,
Alvete Pasin Bedin, e Alex Capuano, da CUT Nacional:
 
Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais
do SINTE/SC – Aldoir José Kraemer:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Informe da CNTE

Planos estaduais e municipais de educação: desafio nacional

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), divulga um caderno de orientações para apoiar os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os planos municipais e estaduais de educação ao PNE. O material destaca que o "Brasil agora depende da elaboração ou adequação dos Planos dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios ao novo PNE. Não se trata apenas de uma exigência legal; sem planos subnacionais formulados com qualidade técnica e participação social que os legitimem, o PNE não terá êxito. Os Planos Estaduais de Educação (PEEs) precisam ser imediatamente produzidos, debatidos e aprovados em sintonia com o PNE. E os Planos Municipais (PMEs), da mesma maneira que devem ser coerentes com o PNE, também devem estar alinhados aos PEEs dos estados a que pertencem. Para o cidadão, o PNE e os planos de educação do estado e do município onde ele mora devem formar um conjunto coerente, integrado e articulado, para que seus direitos sejam garantidos e o Brasil tenha educação com qualidade e para todos".
O documento também lembra que o grande desafio é construir em todo o Brasil a unidade nacional em torno de cada uma das vinte metas, o que começa na busca de acordos em torno de algumas premissas importantes para o processo de pactuação.
"É no território do município que as metas nacionais se concretizam. A articulação efetiva de esforços para as ações colaborativas deve ser construída no espaço territorial do município, onde vive o cidadão a quem o direito à educação precisa ser garantido", reforça o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo.
A elaboração do material de apoio, com orientação das ações a serem realizadas no planejamento da próxima década, contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Participe desse processo de construção. Consulte o caderno de orientações, abaixo:

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Chapecó sedia nova etapa do Curso de Formação Sindical do SINTE/SC amanhã

Será realizada, amanhã (30/08), a nova etapa do Curso de Formação Sindical do SINTE/SC, no Hotel Mogano, em Chapecó. O Curso acontece, simultaneamente, em Blumenau, abrangendo todas as Regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. Em Chapecó, participam do Curso, lideranças das Regionais do SINTE de Chapecó, Curitibanos, Joaçaba, Campos Novos, Concórdia, Caçador, Videira, São Miguel do Oeste, Palmitos, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Maravilha.
Na etapa de amanhã, os Eixos II e III terão continuidade, tratando sobre os temas Teoria da Comunicação, Gestão Sindical e Planejamento Sindical. A coordenação das atividades será da Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin. O Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, professor Evandro Accadrolli, estará coordenando o Curso em Blumenau.
 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Regional do SINTE de Chapecó faz parte do Conselho Comunitário da UFFS

A Coordenação Regional do SINTE de Chapecó faz parte do Conselho Comunitário da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), recém-criado. A Regional representa o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina - SINTE/SC. A solenidade de posse dos integrantes do novo Conselho aconteceu na tarde de ontem (27/08), no auditório do Bloco B da UFFS - Campus de Chapecó. Coordenaram a solenidade, o Reitor da UFFS, Jaime Giolo, e o diretor do Campus, Charles Schultz.
Para o desenvolvimento da Universidade Federal Fronteira Sul, por meio da efetiva participação das comunidades da região onde o Campus está inserido, o Conselho é uma instância de diálogo entre a Universidade e a comunidade externa, representando espaço consultivo e propositivo.
No Campus Chapecó, o Conselho Comunitário conta com 30 membros, sendo seis da comunidade acadêmica e 24 da comunidade externa. Além da Regional do SINTE, participam: presidente do Conselho, Diretor do Campus Chapecó, Coordenador Administrativo do Campus Chapecó, Coordenadora Acadêmica do Campus Chapecó, representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região, representante do Movimento de Mulheres Camponesas, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Chapecó e Região, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, representante do Fórum em Defesa da Vida, representante da Intersindical, representante das Comunidades Indígenas, representante do Sindicato dos Professores do Oeste de Santa Catarina, representante da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, representante do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas, representante da Polo Tecnológico do Oeste Catarinense, representante da Secretaria Municipal de Educação, representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, representante da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, representante da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina, representante da Secretaria Municipal de Saúde, representante da União Comunitária de Chapecó, representante da União Municipal de Estudantes Secundaristas, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Chapecó -, representante do Ministério Público, representante do Movimento Estudantil, representante dos Técnico-Administrativos em Educação do Campus Chapecó, representante dos docentes do Campus Chapecó, representante dos discentes do Campus Chapecó.
Da Coordenação Regional do SINTE de Chapecó, assumem o Conselho Comunitário da UFFS, a Coordenadora Regional, professora Zigue Timm, membro efetivo, e o Diretor de Finanças da Regional, professor Itacir Itacir Carlos Valomorbida, suplente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Nota de Falecimento

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento da Professora de Língua Portuguesa da EEB Bom Pastor EUNICE MULLER DA ROSA. Eunice lutava bravamente para restabelecer sua saúde, após passar por uma delicada cirurgia de troca de válvulas cardíacas, no Hospital da cidade de Xanxerê, SC. O corpo da professora será velado em Linha Cachoeira. Perdemos, hoje, precocemente, uma grande educadora.

Representantes das escolas receberam materiais para o Plebiscito Popular na Regional de Chapecó

Em reunião realizada no final da tarde de terça-feira (26/08), representantes das escolas receberam materiais para o Plebiscito Popular, na Regional do SINTE de Chapecó. De 1º a 7 de setembro próximo, será realizado o Plebiscito Popular para Mudar o Sistema Político do Brasil. A iniciativa é de inúmeras centrais sindicais, em todo o País.
O SINTE/SC participa do Plebiscito, com a organização do processo, em todas as escolas da rede pública estadual. Durante a reunião de representantes, na Regional de Chapecó, todas as dúvidas foram esclarecidas, com entrega de urnas, cédulas e fichas de votação, as quais ficarão sob a responsabilidade dos mesários.
 
 
 
 
 

Informe da Estadual do SINTE

Os discursos eleitoreiros de Bauer e Colombo
ao Diário Catarinense sobre a educação

Bauer: “Eu não desejo fazer, eu vou fazer. Não é uma intenção, é uma realidade”.
Com estas palavras, o candidato a governador Paulo Bauer, o mesmo que quando secretário da Educação concordou com seu então governador Luiz Henrique entrasse com a Ação de Inconstitucionalidade contra a aplicação do Piso Nacional Profissional do Magistério, com a clara intenção de não cumprir a lei. Este processo se arrastou de 2008 a 2011, quando o Supremo considerou a legalidade da lei, que deveria ter sido aplicada em 2009, e isto não ocorreu, por força da ação impetrada por Bauer e Luiz Henrique. Afirma que apenas dois mil professores ganhavam salários abaixo do Piso, e por isso foi necessário que o mesmo fosse implantado, e ainda justificou a política de abonos aplicada durante sua gestão como secretário da educação, afirmando serem os mesmos necessários para compensar aqueles que recebiam um valor menor que o piso.
Em nossa opinião, a fala de Paulo Bauer não passa de fanfarronice eleitoral, pois, ou ele sofre de amnésia, ou não lembra que os abonos batizados de Prêmio Educar, para os/as ativos/as, e Jubilar, para os/as aposentados/as, eram dados a toda a categoria. Foi uma estratégia pensada para fugir dos reajustes anuais pelo INPC, com foco na não realização de concurso público de ingresso, o que levou o Estado de Santa Catarina a ter a maioria dos/as professores de seu quadro contratados em caráter temporário.
Foi o início da política das aulas excedentes, em que o governo ofereceu a possibilidade de ganhos financeiros. Ao começarem a assumir mais e mais aulas, chegando a ministrar 40 horas semanais, como forma de compensar a falta de reajustes, os/as professores/as os/as professores/as acabaram perdendo sua hora atividade, que era de 30% das horas aula dadas. Este foi o início do desmantelamento da carreira do magistério.

Colombo: “Achatou a tabela. Isso é injusto, mas não tinha outro jeito”.
Colombo justifica o achatamento da tabela ao percentual de reajuste estabelecido para o piso. Esquece ele que, se o governo de sua coalizão tivesse pagado o piso, quando este foi aprovado, o problema não teria acontecido, e com um agravante maior, pois perdemos os reajustes dos anos 2008, 2009 e 2010. A realidade é que o governo do Estado vem empurrando com a barriga a discussão do plano de carreira, pois, nas sucessivas mesas de negociação com o SINTE/SC, não foi apresentada nenhuma proposta consistente que o Sindicato possa levar em consideração, e vem punindo severamente os/as trabalhadores que exercem seu direito constitucional de se reunirem em atos, ou assembleias.
Para nós a fala dos candidatos Bauer e Colombo, em suas entrevistas ao DC, beira ao ridículo. Lembrando que o primeiro foi um dos secretários da educação que mais penalizou o magistério catarinense e o segundo, da mesma coligação, continuou com a política de Luiz Henrique, e não deixou por menos, jogou a pá de cal definitiva no plano de carreira, no momento em que achatou a tabela salarial, não reconhece que o piso deve ser pago na carreira e entende a hora atividade como hora relógio.
Ambos com discurso superficial e sem compromisso, buscam justificar suas ações, com falas de campanha eleitoral, aliás, que estamos cansados de ouvir. O que queremos é o compromisso real de todos/as os/as candidatos para com a educação, colocando-a em primeiro plano, nas suas plataformas de governo. Gasto com a educação não é despesa, e sim investimento no capital humano de nosso Estado.
Retórica de candidato não vai resolver o problema. É preciso vontade política, para fazer com que a educação catarinense alcance o patamar de excelência, que seu povo merece.

SINTE/SC

sábado, 23 de agosto de 2014

Regional do SINTE de Chapecó realiza reunião de representantes na terça-feira

Será realizada, na próxima terça-feira (26/08), reunião de representantes de todas as escolas da Regional do SINTE de Chapecó. A reunião acontecerá às 17h30, na sala democrática do Sindicato dos Bancários de Chapecó.
Durante a importante reunião, serão repassadas informações sobre a realização do Plebiscito Popular, que acontecerá de 1º a 7 de setembro próximo. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) participa deste exercício de cidadania. Na reunião de representantes, haverá entrega de materiais, para realização do processo eleitoral do Plebiscito Popular, em todas as escolas, por um novo sistema político no Brasil.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Informe da Estadual do SINTE

2º Encontro Estadual de AES, ATPS e Especialistas
aprova importantes propostas para o setor

No dia 14 de agosto de agosto de 2014, foi realizado o segundo encontro do importante setor dos/as Assistentes Educacionais (AEs), Assistentes Técnico-Pedagógicos (ATPs) e Especialistas, na cidade de Campos Novos. O evento contou com a participação de 120 delegados, eleitos nos encontros regionais, realizados, durante os meses de junho e julho, com o objetivo de discutir a situação destes/as profissionais, diante das inúmeras tarefas e responsabilidades que têm assumido, nas unidades escolares.
Para o SINTE/SC, estes encontros são fundamentais, pois unificam a discussão das pautas da categoria, pois nossa luta sempre foi em defesa dos direitos de todos/as os/as trabalhadores/as em educação.

Propostas Aprovadas nos Encontros Regionais – AEs, ATPs e Especialistas

Jornada:
Direito de reduzir carga horária (atualmente, quem tem 40 horas não pode reduzir);
Defesa da hora-aula, em contraposição à hora-relógio (exigida para os AEs, ATPs e Especialistas);
Garantir recesso igualitário, para todos os trabalhadores em educação.

Remuneração:
Aplicação da lei do piso na carreira, para todos os profissionais, e pela isonomia salarial entre todos os trabalhadores em educação;
Garantia da descompactação da tabela salarial, a isonomia e a salarial para todos os profissionais da educação.

Pedagógico:
Formação continuada, como forma permanente de valorização do profissional da educação, garantindo o intercâmbio de saberes e experiências profissionais.

Legislação:
Concurso público imediato, no primeiro semestre de 2015, para AEs, ATPs e Especialistas, de acordo com as diretrizes nacionais de carreira;
Aposentadoria especial, através de projeto de Emenda Constitucional, buscando garantir também a paridade e a integralidade;
Retirar das funções dos AEs (item 15) e ATPs (item 20);
Direito ao afastamento do cargo para AEs;
Revogação do Art. 15 da LC 457/2009;
Aposentadoria (para quem tem efetivação ou tempo de ACT anterior a data de ingresso no cargo atual, que seja considerada para fins de aposentadoria, mantendo-se, portanto, a integralidade e a paridade);
Reduzir o número de alunos atendidos por Profissional (ATP e especialista), de 450 para 250;
Nas escolas onde não for atingido o numero mínimo de – 250 alunos/as –, que seja garantido um profissional de cada especialidade;
Direito de ser votado e exercer as funções de Diretor e Assessor de Direção das escolas, através de eleições diretas, conforme critérios defendidos pelo SINTE/SC (não pelo decreto do governo);
Rediscutir formação, funções profissionais e enquadramento dos ATPs, AEs e Especialistas, na carreira do magistério, com base no princípio da isonomia;
Redefinir as funções dos Assistentes de Educação e Técnico-Pedagógicos, com a participação da categoria, em fórum chamado pelo Sindicato;
Outros:
Discutir o Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina;
Lutar contra a implementação da Meritocracia;
Pela aplicação dos 10% do PIB na educação já.

Comissão para negociação com o governo: Janinha, Judite, Paula e Josefina Boscia.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Informe da CNTE

Plenária Nacional de Educação acontece
em Brasília nos dias 19 e 20 de agosto

Nestas eleições, a educação tem que ser pauta prioritária. É por isso que as entidades nacionais que defendem o fortalecimento da educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada, bem como a regulamentação da educação privada, convidam para a “Plenária Nacional de Educação – Em defesa da educação e do desenvolvimento soberano do Brasil”, que será realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Brasília / DF.
O estabelecimento da educação como direito de cidadania só se dará por completo por meio do comprometimento dos/as representantes/as que serão eleitos no próximo mês de outubro e, para isso, nossa luta conjunta é fundamental.
Portanto, contamos com a participação de todos/as no debate e na construção de uma plataforma unificada que vise o desenvolvimento da educação e sua garantia como dever do Estado e direito de cada cidadão, além de instrumento imprescindível para um projeto de soberania nacional.

Evento: Plenária Nacional de Educação
Quando: 19 e 20 de agosto
Local: Sede do Sinproep DF (Setor de Indústrias Gráficas – Quadra 3 – Lote 49 – Bloco C – Loja 50), Brasília/DF


Programação

Dia 19/08 – terça-feira:
19h30 – Escolha de uma comissão de sistematização do documento, formada por duas ou três pessoas.
19h45 – Exposição de cada entidade, em até 10 minutos, sobre o documento inicial, que foi enviado por e-mail.
Dia 20/08 – quarta-feira:
9h – Exposição de cada entidade, em até 15 minutos, sobre o fortalecimento do Fórum Nacional de Educação e a relação do documento-base da Conae com a Lei do Plano Nacional de Educação.
12h30 – Encaminhamentos.
13h – Almoço
14h30 – Apresentação da proposta de documento sistematizado pela comissão, discussão, aprovação e assinatura.
16h30 – Outros encaminhamentos.
17h – Coletiva de Imprensa

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Informe da Estadual do SINTE

Isenção de Responsabilidade: Governo abrace você uma escola

Está tramitando, na Assembleia Legislativa, o substitutivo global ao PL./0573.0/2011, intitulado Abrace uma Escola, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. A justificativa do proponente do projeto é de que “a administração pública apresenta grande dificuldade em obter recursos para incrementar ainda mais a educação básica em nosso estado”.
O projeto trata da parceria entre o governo do Estado e empresas privadas, para manutenção e reforma de escolas públicas, dando a empresa colaboradora o direito a:
- Utilizar o nome ou imagem da escola beneficiada, em sua publicidade institucional;
- Fixar placa no prédio principal da escola, alusivo à sua participação no PAE;
- Divulgar seu nome ou marca no mobiliário, equipamentos eletrônicos ou de informática, materiais escolares e esportivos doados.
De acordo com o parecer favorável do Secretário da Educação Eduardo Dechamps, o objetivo da SED é “construir parcerias com a comunidade para que se resgate o sentido de Escola de todos para todos”. Em nossa opinião, o Estado quer se desresponsabilizar ainda mais de sua obrigação constitucional com a educação, e esta parceria é apenas uma forma de possibilitar as empresas a fazerem propaganda, usando o espaço das escolas, de forma muito barata, pois as doações serão abatidas no imposto de renda.
O fato mais grave é que, se abrirmos as portas, para que empresas privadas adentrem ao espaço escolar, colocando suas marcas, via doações, corremos o sério risco de perder o pouco da autonomia que a mesma tem, pois existe uma grande possibilidade de as mesmas ficarem nas mãos de entidades privadas, como já vem ocorrendo em escolas paulistas. Lembramos que já temos a merenda escolar terceirizada, e sua relação com a escola é muito complicada, pois os funcionários das privatizadas não sentem parte da comunidade escolar.
Por outro lado, o PL 0187.5/2013, que dispõe sobre a destinação de 100% dos recursos dos royalties do pré-sal de Santa Catarina para a educação pública, um projeto que possibilitaria o pagamento de um salário digno ao magistério catarinense, sequer saiu da sala da Comissão de Constituição e Justiça.
Fica nítida, assim, a forma como a maioria dos/as parlamentares da AL e o governo lidam com a situação. De um lado, o governo quer isentar-se da responsabilidade com as escolas públicas, delegando a terceiros a manutenção das mesmas, e a AL, por sua vez, não analisa sequer a possibilidade de discussão em plenário de um projeto que beneficiaria a sociedade, como um todo, especialmente, os/as trabalhadores/as em educação.
Não podemos permitir que PL/0573.0/2011, intitulado Abrace uma Escola, seja aprovado, pois um projeto desta natureza representa uma clara ameaça à autonomia das escolas, e se contrapõe à política de Uma Escola Pública Gratuita e de Qualidade para Todos.

Conselheiros do SINTE farão propostas aos candidatos ao governo de SC

Os Conselheiros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) estarão reunidos, no próximo sábado (23/08), quando farão propostas aos candidatos ao governo do Estado. O documento será entregue a todos os candidatos, como forma de apresentar-lhes a realidade da atual conjuntura, reforçando a pauta de reivindicações da entidade.
A reunião do Conselho Deliberativo do SINTE/SC terá início às 8h30, no auditório do Hotel Himmelblau, em Blumenau. Os Conselheiros de todas as Regionais do SINTE tratarão sobre a seguinte pauta:
1 – Informes;
2 – Análise de Conjuntura;
3 – Propostas para serem apresentadas aos candidatos a Governador;
4 – Finanças;
5 –Encaminhamentos;
6 – Outros.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Coordenação Regional intensifica entrega de material do Plebiscito Popular

A Coordenação Regional do SINTE de Chapecó está intensificando a entrega de material do Plebiscito Popular, à categoria. A grande mobilização será realizada, em todo o Brasil, de 1º a 7 de setembro próximo, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC). Nas urnas espalhadas por todo o País, o Plebiscito Popular apresentará uma única pergunta à população: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político?”
O resultado do Plebiscito Popular será entregue a todas as autoridades e poderes da República.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Meia-entrada para os professores já está valendo

Com a sanção pelo governador, no dia 8 de agosto, da Lei nº 16.448/2014, os professores em educação básica de Santa Catarina passam a contar com o direito ao pagamento de meia-entrada nos eventos de natureza cultural e de lazer realizados no estado. O benefício é válido para os educadores das redes pública e privada, dos níveis infantil, fundamental e médio, e inclui peças teatrais, exibições cinematográficas, concertos musicais e congêneres.
Passa a ter o direito, o profissional que esteja no efetivo exercício do magistério. A comprovação pode ser feita, mediante a apresentação de documento de identidade oficial, com foto, e contracheque que identifique o órgão, ou estabelecimento de ensino empregador.
A possibilidade da meia-entrada deve ser divulgada pelos promotores dos eventos, em locais próximos às bilheterias e de grande visibilidade. Os estabelecimentos que descumprirem o disposto estarão sujeitos a penalidades que vão desde advertência, multa de R$ 1 mil, até a cassação do alvará de funcionamento.
O coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC), Luiz Carlos Vieira, acredita que a medida vai contribuir para o aprimoramento da formação dos quadros do magistério, sobretudo, nas grandes cidades, onde há mais ofertas de eventos culturais. “A meia-entrada segue iniciativas como o Vale Cultura, implementado recentemente pelo governo federal, e pode significar mais cultura e conhecimento aos trabalhadores em educação”, disse.

(Alexandre Back - Agência AL)

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Regional do SINTE de Chapecó na organização do Jantar Beneficente do Fórum em Defesa da Vida

A Regional do SINTE de Chapecó participa da organização do Jantar Beneficente do Fórum em Defesa pela Vida, juntamente com entidades e movimentos sociais. O jantar será realizado no próximo sábado (16/08), às 20 horas, no Salão Comunitário Marcelino Chiarello, no Bairro Santo Antônio, servindo, no cardápio, macarronada e acompanhamentos.
O Jantar Beneficente faz parte da Campanha de Solidariedade, promovida pelo Fórum em Defesa da Vida, para denunciar a criminalização dos movimentos sociais populares e arrecadar fundos para o pagamento da multa imposta aos 29 companheiros criminalizados por lutar por justiça, no caso Marcelino Chiarello. No dia 14 de março de 2013, integrantes do Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia, dirigiram-se à sede da Polícia Federal, em Chapecó/SC, para cobrar informações sobre a investigação do crime, que estava naquele momento sob a responsabilidade da Polícia Federal. Vale lembrar que o Fórum é formado por pessoas ligadas a diversos movimentos sociais populares, que lutam pelo esclarecimento do assassinato do vereador Marcelino Chiarello, ocorrido em 28 de novembro de 2011.
Ocorre que, ao ingressar no prédio e cobrar ações mais efetivas da Polícia Federal, na investigação do crime, que, até o momento, permanece sem solução, 29 companheiros sofreram representação do delegado de plantão, pela prática da conduta descrita nos artigos 150, § 1º (violação de domicílio) e 331 (desacato) do Código Penal. Dentre os 29 companheiros, estão os/as professores/as Evandro Accadrolli, Rafael Saugo, Ronei Grazziolli, Neiva Schneider, Vanda Casagrande, Arlindo Rama, Jaques Toledo e Zigue Timm, da Regional do SINTE de Chapecó. O Ministério Público Federal instaurou inquérito policial, e apresentou proposta de Transação Penal, com aplicação imediata de pena restritiva de direito, consistente em prestação pecuniária, no valor de R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais). O Processo encontra-se no TRF da 4ª REGIÃO, sob nº 00038981820134040000.
Os 29 companheiros que, junto com suas organizações, lutam por justiça no caso Marcelino, estão sendo injustamente criminalizados e prestam contas à justiça, simplesmente por exigirem que ela cumpra o seu dever. Trata-se de mais um lamentável exemplo de criminalização dos movimentos sociais, doutrina cada vez mais presente no judiciário brasileiro.
Os ingressos para o Jantar Beneficente podem ser adquiridos, junto à Regional do SINTE de Chapecó.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Regional de Chapecó terá três representantes no Encontro Estadual de AES, ATPs e Especialistas

A Regional do SINTE de Chapecó terá três representantes, amanhã (14/08), no 2ª Encontro Estadual de AEs, ATPs e Especialistas, em Campos Novos. O evento reunirá 120 delegados, eleitos nos Encontros Regionais, realizados desde junho, no Estado. Da Regional de Chapecó, participarão do evento, Judite Margarete de Medeiros (Escola de Educação Básica Druziana Sartori), Célia Angela Fernandes (Escola de Educação Básica Irene Stonoga) e Ivone Piazza Vacheleski (Escola de Educação Básica Luiza Santin).
Durante todo o dia de amanhã, será desenvolvida a programação:
9 horas - Mesa de abertura do Encontro: Coordenador do SINTE/SC, Representante da CNTE, Representante da CUT-SC, Representante da Conlutas.
10 horas - Mesa de debates: O papel dos profissionais do magistério que atuam fora da sala de aula, no processo pedagógico da escola, e a relação entre profissionais regentes e não regentes.
12h30 - Almoço.
14 horas Apresentação da sistematização dos relatórios dos encontros regionais.
14h30 - Trabalho em grupos: Debate das proposições dos Encontros Regionais e inclusão de novas proposições.
16 horas - Plenárias de apresentação dos grupos, aprovação das propostas e encaminhamentos.
18 horas - Encerramento/ Coffee Break.

Informe da Estadual do SINTE

SINTE/SC participa do 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical

2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical aprova o fortalecimento do Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora

De 6 a 8 de agosto, o 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical reuniu 180 participantes entre jornalistas, dirigentes sindicais e representantes dos movimentos sociais, em Florianópolis/SC. O SINTE/SC esteve presente com a secretária de Imprensa Claudete Mittmann, a jornalista Graciela Fell e com 8 representantes das regionais: Criciúma, Xanxerê, Canoinhas e Brusque.
O evento, realizado pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora, foi um importante espaço de debates sobre a imprensa sindical na disputa de hegemonia. O mote do seminário deste ano foi: “A Democratização da Comunicação e a luta contra a Criminalização dos Movimentos”.
Entre os temas abordados estavam: Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina; Como andam o jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa?; A importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a disputa de hegemonia; e A aplicação das redes sociais no jornalismo sindical.
Entre as deliberações abordadas, está a realização do 3º Seminário e o fortalecimento do Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora.
Estavam representados, os Estados de:
Ceará
Espírito Santo
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe

Deliberações:
- Moção contra as demissões dos mais de 200 trabalhadores do Grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicações, afiliada à Rede Globo) em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e carta com o posicionamento do Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora;
- Moção de apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro;
- Moção de apoio ao Povo Palestino;
- Realizar oficinas para estudar o Projeto de Lei da Mídia Democrática;
- Realizar o 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical;
- Antes da abertura oficial do 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, realizar um encontro voltado somente para os jornalistas sindicais;
- No próximo seminário ter uma oficina de mídia digital;
- Realização de cursos para formação política dos jornalistas;
- Fortalecer os meios de comunicação alternativos já existentes;
- Criação de um grupo de e-mails dos participantes do 2º Seminário para troca de conteúdos, informações e experiências;
- Reativar as reuniões do Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora, que estavam temporariamente suspensas para a organização do 2º Seminário;
- No 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, realizar oficinas práticas;
- Realizar o evento em local mais acessível, com melhor infraestrutura técnica e mais próximo a opções de alimentação e lazer;
- Aumentar as parcerias e fazer um caixa reserva a fim de angariar fundos para a realização do 3º Seminário;
- Carta do Fórum falando sobre a importância da Democratização da Comunicação, a ser divulgada aos candidatos nas eleições deste ano;
- Levar o Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora para outros estados, replicar pelo Brasil as experiências do Fórum criado em Santa Catarina e onde for possível criar Fóruns estaduais;
- Fortalecer o Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora;
- Divulgar amplamente as resoluções dos 3 dias de debates;
- No 3º Seminário, estudar formas de ampliar a participação das bases dos sindicatos.

Fonte: Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora.
 

 

Convênios médicos - valores - União Sindical