terça-feira, 17 de março de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Governo proíbe organização sindical dos trabalhadores em educação com ameaças de punições

Após as decisões da Assembleia Estadual do Magistério do último dia 10/03, a Secretaria de Educação do Estado, através da Diretoria de Gestão de Pessoas, encaminhou “Nota Técnica” para as GEREDs e escolas, ameaçando, claramente, com processos administrativos as lideranças sindicais e trabalhadores/as que aderirem às aulas de 30 minutos.
Como se não bastasse essa atitude autoritária, o governo foi ainda mais longe. Enviou “Orientações aos Diretores”, proibindo que qualquer escola ceda espaço (salas de aulas, auditórios) para realização de reuniões, ou assembleias regionais da categoria. Além disso, não será permitida a entrada de dirigentes para dialogar com os trabalhadores/as, dentro das escolas.
Infelizmente, o que vemos é uma ardilosa tentativa desse governo de que a entidade e os/as trabalhadores/as discutam e mostrem quais são as armadilhas e engodos embutidos no estudo da nova proposta de carreira do magistério. Ao criar empecilhos, o governo está dificultando o seu entendimento global e a percepção de que, a médio e longo prazo, ocorrerão perdas de direitos e os salários serão engessados.
Tal atitude fere o direito de livre organização sindical, garantido pela Constituição Federal. E negar ao Sindicato o livre acesso às escolas caracteriza-se como uma afronta ao Estado Democrático de Direito, a liberdade de ir e vir.
Num processo democrático, é necessário respeitar e garantir que todos/as os/as envolvidos/as tenham a oportunidade de ouvir e serem ouvidos/as. Por isso, é fundamental que o acesso às escolas seja garantido.
Neste sentido, o SINTE/SC vai enviar ofício à SED, exigindo o fim das punições e ameaças aos professores/as das instituições de ensino, bem como o livre acesso do Sindicato, para o debate com a categoria.
Orientação da SED aos diretores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical