sexta-feira, 10 de abril de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Movimento vitorioso do magistério no Centro Administrativo garante audiência com Governo

Um grande ato, realizado ontem, 09/04, em Florianópolis, com mais de 3 mil trabalhadores/as em educação no Centro Administrativo do Governo do Estado, trouxe uma importante conquista para a categoria: uma audiência com o Estado, com isso, a sinalização da abertura das negociações. Esse era o objetivo da ação, garantir o diálogo, algo que o SINTE sempre procurou, ao contrário do governo, que fechou as portas.
Dezenas de ônibus, de todas as partes do Estado, foram à Capital, para a manifestação. Grande parte desses professores/as já estava mobilizada, desde a parte da manhã na ALESC, quando aconteceu a desocupação da Casa pelos trabalhadores/as, que, há dois dias, estavam acampados, e, com isso, também conseguiram criar um vitorioso fato político, a revogação da MP 198.
Diante da pressão dos milhares, em frente ao Centro Administrativo, com faixas, cartazes, palavras de ordem e canções elaboradas para o momento, o negociador do governo (CONER), Décio Vargas, recebeu a comissão, formada por integrantes do Comando de Greve das Macrorregionais. As lideranças exigiam resposta ao documento, protocolado ainda no início do mês, que pedia audiência com o governador, já que o secretário Deschamps tornou impossível o diálogo, depois dos atos autoritários, nas escolas, com ameaças aos trabalhadores, inclusive, com vídeo amplamente divulgado, com o teor da webconferência com os diretores de escola. Esse vídeo lhe rendeu a indignação da categoria e da sociedade, e duras críticas de deputados, que pediram até a sua saída do cargo.
Na conversa inicial, Décio se manteve irredutível, na posição do governo, de não abrir nenhum canal de negociação com o magistério em greve. Os dirigentes, então, afirmaram que não teria acordo, que a greve iria continuar, e que queriam uma audiência com o governador. Entretanto, o governador estava viajando. Pressionado, o negociador, através de ligação telefônica, fez contato com o secretário Deschamps, que resolveu receber o Comando na SED.
Centenas de trabalhadores/as e o Comando se deslocaram à Secretaria da Educação. Na audiência, Deschamps apresentou a proposta em slides, mas não entregou nenhum documento, e reafirmou que abre a negociação de vários pontos que a categoria não tem acordo, apenas com o fim da greve. O próximo passo é submeter a proposta à categoria, em Assembleia Estadual. Os dirigentes deram o informe para os trabalhadores/as, que ainda estavam concentrados em frente à Secretaria, e seguiram para o SINTESPE, para a reunião do Comando.
A primeira avaliação das lideranças é de que a mobilização do magistério, desde o início da greve, há 18 dias, está garantindo grandes conquistas, entre elas, a revogação da MP 198, a abertura do diálogo e a mudança da proposta apresentada, com relação ao primeiro estudo entregue ao SINTE pelo governo.
Mesmo assim, a greve continua! O SINTE/SC convoca todos/as trabalhadores/as em educação para que permanecerem mobilizados, e aqueles que ainda não aderiram à greve, que venham para a luta. Precisamos fortalecer o movimento, para garantir a manutenção dos nossos direitos.

Hoje, 10/04, o Comando de Greve deverá divulgar nota oficial de avaliação, e uma possível data da Assembleia Estadual.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. A proposta q o Deschamps pretende apresentar ao sinte segunda dia 13 de abril e outro golpe para acabar com a greve e na atender as revindicacoes do magisterio. Os deputafos estao se vendendo por cargos. Abram os olhos professores e pressionem eles a cumprir as leis. Forca. #Greve sem medo

    ResponderExcluir

Convênios médicos - valores - União Sindical