segunda-feira, 6 de abril de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Nota de Repúdio sobre o Assédio Moral do Secretário Deschamps contra os/as trabalhadores/as via webconferência

A fala do secretário da Educação, aos/às diretores/as, através da webconferência, demonstra a forma como o governo Colombo orienta seus comandados a agirem, fatos o que o SINTE/SC já denunciava: a farsa da Gestão Democrática implementada pelo governo, via decreto.
Em seu discurso, o secretário afirma categoricamente que as direções são cargos de confiança do governador, ou seja, continuam sendo indicados pelos partidos da base aliada e o processo de eleição, que, aliás, não conseguiu atingir um número expressivo de escolas, é apenas uma forma criada para dar a ideia ilusória de Gestão Democrática, na mesma linha do pacote de ilusões do Plano de Carreira.
Outra coisa que chama a atenção é a forma arbitrária com que o secretário se dirige aos/às diretores, numa postura ditatorial e intransigente, comparável à postura dos regimes de exceção, que não compactuam com o atual regime democrático de direito, nem tampouco com a imagem de negociador, que ele tenta transmitir à população, em suas entrevistas. Ao que parece, a máscara caiu, e sua fala reflete o desespero de quem está sendo pressionado pelo governador, para que mantenha sua tropa de choque sob controle, incitando-a a aterrorizar os/as professores/as grevistas, para que estes/as desistam do movimento, pois sua cabeça está a prêmio.
A fala do secretário, afirmando que os diretores não podem ser “pelegos do Sindicato”, foi de alguém que não entende nada de sindicalismo, e de um primarismo absoluto. Lembramos ao secretário que, antes de qualquer coisa, os/as diretores/as são profissionais da educação, e a eles é garantido o direito à filiação sindical, e apoiar a greve, ou não, é seu direito legítimo.
Acusá-los de “pelegos do Sindicato” é um tanto estranho, pois “pelego” é aquele que ignora as reivindicações de sua base, para negociar com o patrão. Por isso, quem está levando os/as diretores/as a serem “pelegos” é o secretário, quando afirma que a negociação se dará, via webconferência, com os/as gestores, ignorando a Constituição, e passando por cima da categoria.
Sua maneira de agir demonstra a forma maniqueísta e despreparada, na condução de qualquer pleito dos/as trabalhadores da educação catarinense, pois o que ele tenta fazer é convencer o Sindicato a negociar, não o direito dos/as trabalhadores/as, mas, sim, aquilo que o governo quer. Por isso, o SINTE/SC repudia todo e qualquer ato de coerção, por parte do governo, que venha a atingir os direitos dos/as trabalhadores/as, pois este tipo de atitude se constitui em assédio moral, uma total falta de respeito à democracia. Este vídeo é apenas a ponta do iceberg do clima de terror instalado pelos diretores, orientados pela SED, dentro das escolas de todo o Estado de Santa Catarina.
Eis a fala do secretário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical