terça-feira, 5 de maio de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Sem qualquer acordo com “documento do governo”, Comando de Greve cancela Assembleia Estadual

Ao completar 40 dias de greve, o seu Comando, que representa os grevistas de todo Estado, reuniu-se na manhã de ontem, 04/05, e, após avaliar o documento encaminhado pelo governo, decidiu cancelar, por tempo indeterminado, a Assembleia Estadual, agendada para o próximo dia 06 de maio. Tal deliberação já estava desenhada pela base da categoria, a partir do momento em que tomou conhecimento do teor do oficio do governo, que mantém a posição de exigir o fim da greve, para a abertura de negociação, posição não aceita pela categoria e ontem confirmada pelo Comando. No lugar da Assembleia, o magistério realizará ato estadualizado, na mesma data, 06/05, com concentração na Praça Tancredo Neves, com o objetivo de buscar a negociação. Neste ato, estarão presentes trabalhadores de todas as Regionais do SINTE.
De acordo com o Comando, o documento não trouxe novidade, apenas confirmou a falta de vontade do governo em negociar com o magistério. Para o SINTE/SC, não existe acordo, pois a categoria já entrou nesta conversa, em outras greves. Fomos pacientes, voltamos às aulas, e estamos aguardando, desde 2011, que o governo negocie. Porém, nossa carreira continua achatada, e a negociação não aconteceu.
As lideranças entendem e reafirmam que a greve, mecanismo utilizado por toda e qualquer entidade sindical, para abrir negociação, e por isso a deflagramos. Queremos seriedade por parte do governo, neste processo, e não vamos vincular qualquer possibilidade de negociação com o final da greve, pois esta acontece exatamente para a abertura de diálogo.
Sendo assim, enquanto a categoria não tiver alguma garantia de atendimento mínimo das reivindicações dos trabalhadores, a greve se mantém firme. Na avaliação do Comando, o índice se mantém de 25 a 30%, um movimento que não voltará para sala de aula sem alguma garantia, pelo menos dos ítens 2, 3 e 4 do ofício enviado pelo SINTE: Anistia das faltas de 2012 a 2015, revogação do decreto das progressões, que seja efeituado o reajuste de 13,01% na carreira retroativo a janeiro. A incorporação da regência está colocada na discussão da carreira, e está claro no nosso documento que não aceitaremos retirada de direitos já adquiridos.
O Comando deliberou, ainda, pelo apoio à greve dos professores do Paraná, e envou um ônibus para o Ato de amanhã, 05/05, em Curitiba. A ocupação da ALESC também está mantida, por tempo indeterminado, e outras ações e manifestações estão sendo organizadas pela categoria.
O Coordenador Estadual do SINTE, professor Luiz Carlos Vieira, deu entrevista coletiva, na tarde de ontem, sobre as decisões do Comando. Acompanhe o áudio abaixo:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical