segunda-feira, 13 de julho de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Gestão antidemocrática: Professores grevistas são impedidos de disputar a eleição de diretores

Quando pensamos em processo democrático, precisamos levar em conta a importância que o mesmo tem na formação política e cidadã da sociedade. A escola é um espaço privilegiado, que deve ser usado para propor caminhos que levem à reflexão e à tomada de consciência, levando as pessoas a entenderem seus direitos, como também seus deveres. Isto certamente se refletirá nas atitudes individuais e coletivas de cada um/a, e na sua qualidade de vida, fortalecendo a democracia.
A Constituição Federal de 1988 constituiu o Estado Democrático de Direito no Brasil, isso significa, primeiramente, que todo poder emana do povo, bem como a proteção e a garantia dos direitos fundamentais são uma questão primordial, como meio de proteção e respeito aos cidadãos.
O SINTE/SC sempre teve como princípio a defesa acirrada da democracia e do Estado Democrático de direito. Por isso, somos contrários a qualquer atitude, ou ação, que venha ferir a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos. Para nós, é inaceitável a forma como o governo vem encaminhando o processo de eleições dos/as diretores/as nas escolas.
Ao impedir que profissionais grevistas participem do Plano de Gestão, alegando que as faltas injustificadas são um impeditivo à sua participação, deixa bem claro quem realmente tem o poder, e certamente não é o povo. Não podemos concordar que trabalhadores sejam impedidos de exercer o seu direito de participar de qualquer processo, em função de faltas de greve, estas já negociadas na mesa.
Portanto, se alguém ainda não tinha entendido a falta de democracia da proposta do governo, agora não tem mais dúvidas do que ele está propondo: uma democracia de cabresto. Se, para um/a bom/a entendedor/a, meia palavra basta, o recado é muito claro. “Eu sou o dono da caneta, e ativistas não são bem vindos/as”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical