quinta-feira, 2 de julho de 2015

Procurador Rodrigo Janot assume compromisso de realizar estudo sobre o caso da morte de Marcelino Chiarello

Conforme estava agendada, foi realizada, hoje pela manhã, audiência com o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, presidente do Conselho Nacional do Ministério Público. Participaram da audiência, o deputado federal Pedro Uczai, juntamente com o vereador Cleber Ceccon, a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, Zigue Timm, o presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Chapecó, Mauro Postal, a médica e ex-vereadora, Angela Vitória, e a advogada e assessora parlamentar Ana Elsa Munarini, todos representando o Fórum de Lutas em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia de Chapecó. Em pauta, o pedido da comitiva, para que o Procurador Rodrigo Janot tome conhecimento sobre o processo judicial da morte do professor e vereador Marcelino Chiarello, que, há pouco tempo, foi arquivado, tendo como causa mortis, suicídio.
Os representantes do Fórum em Defesa da Vida destacaram, ao Procurador Geral da República, que a morte de Marcelino está ligada à atuação combativa dele, no espaço do Parlamento Municipal, fazendo denúncias de irregularidades na administração pública municipal, junto ao Ministério Público local. Por outro lado, o deputado federal Pedro Uczai argumentou que o parecer técnico feito por peritos da Universidade de São Paulo (USP), coordenados pelo perito criminal Dr. Daniel Munhoz, que aponta para o homicídio, foi praticamente ignorado e desqualificado. “Nós temos a esperança que a gente possa enterrar o Marcelino com a razão da morte dele. A esperança é que o senhor possa trazer, para junto da Procuradoria Geral, este caso, e dar os encaminhamentos para a federalização das investigações”, argumentou o parlamentar, dirigindo-se ao Procurador.
Na audiência, Rodrigo Janot assumiu o compromisso de realizar estudo do caso, para verificar a possibilidade de federalização, conforme os requisitos legais e processuais. Também, o Procurador não emitiu opinião sobre o mérito de questões processuais específicas, pois, segundo ele, o caminho para questionar a condução das investigações deve ser o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Se existe dúvida sobre a licitude da condução do ato funcional, provadas essas ilicitudes, devem ser apontadas e levadas ao CNJ, para que seja feita análise, sobre o viés correcional e disciplinar”, destacou Janot.
Após a audiência, as sete lideranças do Fórum de Lutas em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia estiveram na Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, onde foram recebidos por Roberto Nascimento, chefe de gabinete do ministro Pepe Vargas. A comitiva solicitou o apoio da Secretaria, para federalização do processo.
(Fotos: Assessoria Gabinete Deputado Federal Pedro Uczai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical