quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Relatório Reunião com governo dia 13/08/15

Em mais uma rodada de negociações entre os representantes do magistério – SINTE/SC - e o governo do Estado, o primeiro questionamento do Sindicato foi com relação à apresentação do impacto financeiro e as repercussões nas tabelas propostas pelo Estado, até 2018. O governo afirmou que já fizeram inúmeras simulações, mas que ainda não fecharam a proposta, a qual deverá ter a assinatura final, por parte do governador, no próximo dia 27 de agosto, e, posteriormente, entregue ao SINTE/SC. A intenção do governo é encaminhar projeto de lei à Assembleia Legislativa, no início de setembro. Foi questionado, ainda, o reajuste para 2015, que, segundo os representantes do Estado, poderá ser apresentada proposta, dependendo da repercussão da arrecadação do Estado, até o final do ano, o que pode ser decidido na reunião do CONER com o governador, no próximo dia 27.
Problemas nas devoluções dos descontos relativos à greve - O SINTE apresentou diversos casos, que estão ocorrendo em todo o Estado, onde as GEREDs não aceitaram realizar as regularizações dos pagamentos, mesmo com o termo de compromisso assinado e o plano de reposição aprovados. O SINTE afirmou que a SED deverá ser a responsável pela regularização e orientação, às GEREDs e escolas. A SED se comprometeu em enviar novas orientações às Gerências, para que sejam cumpridas as determinações da mesa de negociações, conforme aprovado na Assembleia Estadual do Magistério.
Vale alimentação - Conforme a SED, quem está repondo aos sábados e repôs no recesso de julho, receberá o benefício na sua folha.
Gestão Democrática - Sobre este tema, o SINTE reafirma sua contrariedade ao processo de escolha do plano gestão, defendendo eleições diretas, e que as faltas de greve não sejam consideradas injustificadas, impedindo que qualquer trabalhador possa se inscrever no processo de escolha. De acordo com o Mauro Tessari, Chefe de Gabinete, os gerentes regionais, em grande parte, em reunião ontem, dia 12/08, decidiram manter o critério das faltas injustificadas, para barrar o profissional, já na apresentação do plano de gestão.
Em função de o governo não ter apresentado as tabelas, com as repercussões financeiras, iniciamos a discussão de outro ponto de pauta do acordo.
Lei dos ACTS 456/09 - Foi iniciada a discussão, entretanto, visto as divergências, o SINTE entregou cópia da proposta da revisão da Lei, aprovada pela categoria, em suas instâncias deliberativas, ao governo. Ficou acertado que o advogado do SINTE participará dos estudos, e será elaborada nova redação para a Lei, para ser apresentada na reunião do dia 25/08.
SINTE e governo discutiram sobre as definições das situações excepcionais, que autorizam a admissão de professor em caráter temporário, com carga horária inferior a 10 horas semanais, a exemplo da contratação de profissionais às disciplinas técnicas dos CEDUPs. O governo apresentou proposta de contratar por hora aula, para as disciplinas que apresentam uma carga horária inferior a 8 horas, conforme segue abaixo:
- Na remuneração para contratos temporários, em vagas de 02 (duas) até 07 (sete) aulas, será considerada a jornada total, incluindo a hora-atividade.
- O valor da hora-aula contratada por vagas, incluindo a hora-atividade, será calculado, conforme segue:
O SINTE solicitou novo estudo, para que possamos discutir melhor o tema, com proposta de fragmentação até o limite de 5 horas/aula, em disciplinas específicas. Os representantes do SINTE, na mesa de negociação, avaliam que, infelizmente, esperávamos para hoje os prazos e valores a serem aplicados na tabela. Mantemos a expectativa que, até o término do mês, o governo tenha sensibilidade e vontade política de apresentar a proposta de descompactação e o reajuste de 2015 retroativo a janeiro.
Estavam presentes na reunião, Luiz Carlos Vieira, Alvete Pasin Bedin, Sandro Cifuentes, Rosângela Barreiros, Marcelo Speck, Cassiano Marafon e o advogado do SINTE José Sérgio Cristóvam.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical