quinta-feira, 21 de julho de 2016

VI Encontro de Educadores Quilombolas

Até amanhã, acontece o VI Encontro de Educadores Quilombolas, em Florianópolis, evento realizado pelo MNU (Movimento Negro Unificado) e as Associações das Comunidades dos Remanescentes dos Quilombos de Santa Catarina. O SINTE/SC esteve presente na mesa de abertura, através do Secretário de Políticas Educacionais e Culturais, Luiz Carlos Vieira, na análise de conjuntura, que apontou à necessidade da discussão da questão quilombola na educação, e a unificação dos movimentos, frente aos desafios colocados no cenário de retrocesso e retirada de direitos, no Brasil, e em Santa Catarina.
O evento contou com relatos da experiência do Projeto de Elevação de Escolaridade – Alfabetização e Saberes da Terra por Educadores, os avanços e dificuldades para implementação da educação quilombola pelas lideranças das comunidades e o trabalho em grupo, com o tema “Somos porque compreendemos o que somos”. A partir dos relatos das experiências e dos trabalhos em grupo, a intenção é que os dados sejam sistematizados, com a proposta da elaboração de um livro.
Estavam presentes no encontro, as Comunidades Quilombolas Morro do Fortunato e da Aldeia (Garopaba), Toca de Santa Cruz (Paulo Lopes), São Roque (Praia Grande), Caldas de Cubatão (Caldas da Imperatriz) e Invernada dos Negros (Campos Novos).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical