segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Governo se mantém irredutível em relação ao Processo Seletivo dos ACTs

Uma representação da Diretoria Executiva do SINTE esteve hoje, 01/08, reunida com Valdenir Kruger, diretor de Gestão de Pessoal da SED, para tratar sobre os problemas apontados no edital 1.960/2016/SED, que trata sobre o processo seletivo para contratação dos ACTs 2017.
O Sindicato exigiu, com firmeza, a manutenção dos Professores Orientadores das Salas de Tecnologia Educacional e Informática, no edital. Entretanto, o governo afirma que está em estudo, por um grupo da SED, a reformulação do funcionamento das salas informatizadas, envolvendo os profissionais, bem como a estrutura e as questões pedagógicas, tendo prazo de 60 dias, para apresentar uma proposta. Diante disso, não deu garantias que haverá professor designado para essa função, em todas as unidades escolares.
Com relação à vigência do processo seletivo por dois anos, o SINTE manifestou posicionamento pela não interrupção do contrato dos professores ACTs, nos casos em que a vaga permanece no ano seguinte. Como sempre, a negativa do governo se baseou na questão financeira.  Também, questionamos como ficaria a situação dos profissionais que estão cursando graduação, que, por não terem atingido a 5ª fase, ficarão excluídos do processo, por 2 anos, pois, no entendimento do SINTE/SC, deveria haver uma forma de reclassificação, a cada ano.
Em relação às 200 horas de formação continuada, exigidas para inscrição,
nas funções da educação especial, o SINTE defende que essas horas deveriam ser usadas como pontuação na classificação, não como pré-requisito à inscrição. Nesse ponto, o governo afirmou que faria estudo, para avaliar a possibilidade. Apesar da insistência do SINTE, com relação aos pontos acima relacionados, a SED manifestou a decisão política de governo de que o edital lançado não sofrerá alterações. 
Aproveitando a ocasião, os dirigentes voltaram a exigir o abono das faltas de greve e o pagamento retroativo das progressões. O governo reconheceu que está em débito com a categoria, nestas questões, mas não apresentou prazo à resolução. O SINTE/SC continua mobilizado, para garantir os direitos da categoria, e convoca todos/as os trabalhadores/as para o movimento amanhã, dia 02/08, na Assembleia Legislativa e Ministério Público, pela alteração do edital dos ACTs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical