quinta-feira, 31 de março de 2016

Coordenador Estadual do SINTE/SC esteve hoje em escolas de Chapecó

O Coordenador Estadual do SINTE/SC, professor Luiz Carlos Vieira, juntamente com a Secretária Adjunta da Macrorregional Oeste do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin, e o Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, professor Evandro Accadrolli, esteve, na manhã de hoje, nas Escolas Bom Pastor e Zélia Scharf, em Chapecó. O debate foi intenso, principalmente, por causa das perdas salariais dos/as trabalhadores/as em educação, impostas pelo governo do Estado. Vieira esclareceu sobre as ações judiciais que o SINTE/SC tem em andamento, para resgatar direitos conquistados pela categoria, os quais foram retirados pelo governo, no novo Plano de Carreira.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entrevista com a Secretária de Imprensa e Divulgação do SINTE/SC, Claudete Domingas Mittmann, ontem:

Dezenas de trabalhadores/as na educação participaram do Seminário sobre Plano de Carreira em Chapecó

Dezenas de trabalhadores/as na educação participaram, no início da noite desta quarta-feira (30/03), do Seminário sobre Plano de Carreira, em Chapecó. O evento, chamado pela Coordenação Regional do SINTE de Chapecó, contou com a participação do Coordenador Estadual do SINTE/SC, professor Luiz Carlos Vieira, a Secretária Adjunta da Macrorregional Oeste do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin, o Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, professor Evandro Accadrolli, e o advogado Marcos Palmeira, do Departamento Jurídico do SINTE/SC.
A Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, falou sobre a importância do Seminário, diante da atual conjuntura, dando início às atividades. O Coordenador Estadual do SINTE/SC destacou a importância da união e da mobilização da categoria, para que, junto com o Sindicato, resista e continue lutando por seus direitos. A Secretária Adjunta da Macrorregional Oeste do SINTE/SC reforçou sobre a realização do importante Seminário, para maior conhecimento a respeito do novo e grave Plano de Carreira. O Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC falou sobre a mobilização que está acontecendo, em todas as Regionais, através da Campanha “Inimigos da Educação”, organizada pelo SINTE/SC, que percorre todo o Estado de Santa Catarina.

Apaes estão autorizadas a contratar professores de Artes, Educação Física e Informática

(Texto: Vítor Santos – Foto: Miriam Zomer/Agência AL)

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) estão novamente autorizadas a contratar professores de Artes, Educação Física e Informática. A autorização está expressa no Projeto de Lei nº 78/2016, do Executivo, que foi aprovado na sessão da tarde desta quarta-feira (30). “A matéria chegou ontem e está pronta para ser deliberada, as Apaes estão aguardando com expectativa”, afirmou José Nei Ascari (PSD).
O líder do governo, Silvio Dreveck (PP), elogiou a celeridade dos deputados, na análise do projeto nas comissões técnicas. Luciane Carminatti (PT), que se absteve, lembrou que, desde o dia 15 de fevereiro, quando reiniciaram as aulas das Apaes, os alunos estão sem professores dessas disciplinas.
Carminatti alertou que o projeto ainda não é o ideal. “A lei não permite que se contrate para 10 ou 30 horas/aula, a lei também não garante para estes três tipos de professores tempo para estudo e planejamento, o chamado 1/3 de hora atividade. Eles só vão receber para dar as aulas e daí vão embora”, denunciou a representante de Chapecó, que ponderou que a lei criará “uma categoria rebaixada” de professores, sem direito à gratificação de Unidocência, atualmente fixada em 12%.
Mauricio Eskudlark (PR) avaliou que os deputados cometeram um erro, quando aprovaram, em dezembro de 2015, a legislação ora alterada pelo PL 78/2016. “Se ocorreram erros, estamos aí para corrigir, a votação de hoje é um exemplo, corrigiu um erro e agora este fato não trará mais prejuízo à sociedade”, garantiu o deputado.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Nota Pública do SINTE/SC

Lutamos pela democracia, contra a corrupção e em defesa dos nossos direitos

Vivemos, mais uma vez, um momento de inquietação, no País, e a ameaça ao Estado Democrático de Direito é uma possibilidade real. Esta turbulência política tem preocupado a todos/as os/as que lutaram pela democracia e o desenvolvimento, com inclusão e igualdade sociais. A luta contra a corrupção é uma necessidade constante, no Brasil, ou em qualquer outro País. Ela precisa ser combatida sem trégua, pois compromete a vida de milhões de pessoas, promove desemprego e rebaixa a renda da classe trabalhadora, um problema moral que atinge a todos/as.
Sabemos que não há justiça e ordem sociais que se sustentem, com ilegalidades e omissões de instituições e agentes públicos. Isso fomenta o fascismo, que se expressa pela violência física, agressões verbais e intolerância. Lamentavelmente, isto já é sentido em grande escala, no País. O que está em jogo, neste momento, não é a defesa do governo, ou de partidos. Trata-se de defender a democracia, que corre sério risco. A ofensiva conservadora que está em curso tem como objetivo atacar os direitos dos/as trabalhadores/as, na mesma linha adotada pelo governo Colombo, que propõe, por exemplo, o fim da estabilidade dos/as servidores/as públicos, o fim dos triênios e licença prêmio, por considerá-los privilégios.
O SINTE/SC sempre defendeu, e sempre defenderá, a democracia tão duramente conquistada. Não podemos permitir que retrocessos aconteçam. Sempre que formos conclamados a participar de atos em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as, o faremos, pois este é o papel do Sindicato. Não permitiremos que grupos, ou pessoas inescrupulosas, se aproveitem do momento delicado que o País vive, e usem o nome da entidade, para propagar inverdades e informações distorcidas, com o intuito de confundir a sociedade e a categoria sobre as atividades que desenvolvemos.
Após estabelecer o caos nas escolas, ao invés de resolver a situação, Colombo colocou em campo sua tropa de choque das SDRs e direções de escolas para atacar sistematicamente a maior entidade sindical de Santa Catarina, que luta contra seus desmandos. O SINTE/SC nunca se curvou, e não será agora que se curvará, aos ataques reacionários de nenhum governo, muito menos a tentativas baixas de destruir o Sindicato. Continuaremos na luta, mantendo nossa liberdade e autonomia.
Nossa pauta, para o dia 31 de março, é muito clara:
- Contra a reforma fiscal.
- Contra a privatização da educação.
- Não, às organizações sociais (OSs).
- Não, à militarização das escolas.
- Contra a reforma da Previdência.
- Não, ao fim da aposentadoria especial dos/as professores/as.
- Não, ao aumento da idade para aposentadoria.
- Não, a mesma idade à aposentadoria de homens e mulheres.
- Contra o fim da estabilidade dos/as servidores/as públicos.
- Pela manutenção dos direitos conquistados pelos/as trabalhadores/as do serviço público.
- Em defesa de uma escola inclusiva, pública de qualidade para todos/as.

Abaixo, os reais Inimigos da Educação em SC, estes que não aceitaram ter seus rostos espalhados pelo Estado, com a verdade estampada, e resolveram atacar o SINTE/SC:

Coordenadora Regional encerra roteiro nas escolas

A Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, encerrou, ontem à tarde, o roteiro de ida a todas as escolas da Regional. Nas unidades escolares, a Coordenadora Zigue dialogou com os/as trabalhadores/as em educação, esclarecendo dúvidas a respeito do novo Plano de Carreira, bem como sobre a atuação do SINTE/SC, através do Departamento Jurídico.
Ontem à tarde, a professora Zigue Timm esteve nas Escolas de Educação Básica Rudolfo Luzina, em Nova Erechim, Sete de Setembro, em Águas Frias, Dr. Serafin Enoss Bertaso, em Nova Itaberaba, e na Escola de Ensino Fundamental Sede Figueira, em Linha Sede Figueira, interior de Chapecó. Por todo o roteiro feito nas escolas, a Coordenadora Regional chamou a categoria para participar da Assembleia Regional e do Seminário sobre o Plano de Carreira, eventos que acontecem hoje, em Chapecó.
A Assembleia Regional terá chamada, em primeira convocação, às 18h30; e às 19 horas, em segunda convocação. Logo após, acontecerá o Seminário sobre o Plano de Carreira. O Seminário contará com a participação do advogado Marcos Palmeira, do Departamento Jurídico do SINTE/SC. O local será o auditório do antigo Colégio Bom Pastor, com entrada pelo portão da Rua Porto Alegre.

EEB Rudolfo Luzina:
 
 
 

EEB Sete de Setembro:
 
 
 

EEB Dr. Serafin Enoss Bertaso:
 
 

EEF Sede Figueira:
 
 

terça-feira, 29 de março de 2016

Informe da Estadual do SINTE/SC

O SINTE/SC enviou ofício à Secretaria de Estado da Educação, questionando a anistia das faltas de greve, para fins de progressão funcional. No documento, constaram as seguintes perguntas:
Tendo em vista o que foi acordado na mesa de negociação do SINTE/SC com representantes do governo, após o encerramento da greve de 2015, e que até o momento várias questões ainda estão pendentes de resolução, vimos pelo presente solicitar à V. Exa. respostas sobre:
1 – Quando será feita a anistia de todas as faltas de greve, mobilizações e paralisações, dos exercícios de 2012 a 2015, de acordo com as datas encaminhadas no ofício 126/2015, (em anexo)?
2 – Quando será feita a concessão da progressão funcional dos profissionais do magistério que ainda não tiveram estas faltas anistiadas?
3 – Quando será feito o pagamento dos valores retroativos das progressões concedidas e/ou regularizadas em outubro de 2015?
4 – Quando serão retiradas da ficha funcional dos servidores, as faltas da greve de 2015 que foram repostas?
5 – Quando será enviado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, projeto de lei tornando nulos os registros nos assentamentos funcionais, decorrentes das faltas ao serviço, originadas de movimentos grevistas, mobilizações, ou paralisações dos membros do Magistério Público Estadual, dos exercícios de 2012 a 2015?
Em resposta, a SED declarou que serão revisadas, para fins de progressão, somente as faltas de greve, as de mobilizações, paralisações, o que inclui as assembleias, não serão anistiadas. Eles dizem ainda que o pagamento retroativo das revisões foi submetido ao grupo gestor, e que aguardam sua autorização, para efetuar os pagamentos.
Leia o ofício encaminhado pela SED:



segunda-feira, 28 de março de 2016

Regional de Chapecó realiza Assembleia Regional e Seminário sobre o Plano de Carreira na quarta-feira

Na próxima quarta-feira (30/03), a Coordenação Regional do SINTE de Chapecó realiza Assembleia Regional e Seminário sobre o Plano de Carreira. Os eventos acontecerão, a partir das 18h30, no auditório do antigo Colégio Bom Pastor, com entrada pelo portão dos fundos, na Rua Porto Alegre. O Seminário sobre o Plano de Carreira contará com a participação do advogado Marcos Palmeira, do Departamento Jurídico do SINTE/SC.
A Assembleia Regional terá chamada, em primeira convocação, às 18h30; e, às 19 horas, em segunda convocação. Logo após, acontecerá o Seminário sobre o Plano de Carreira.
Constam na pauta da Assembleia Regional do SINTE de Chapecó:
- Análise de conjuntura;
- Informes das escolas;
- Deliberações da Assembleia Estadual Unificada dos Servidores Públicos de Santa Catarina;
- Eleições no SINTE/SC;
- Análise técnica e jurídica do Plano de Carreira;
- Outros encaminhamentos.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Coordenadora Regional cumpre roteiro nas escolas

A Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, seguiu cumprindo, na manhã de hoje, roteiro nas escolas. Em diálogo com os/as trabalhadores/as em educação, a professora Zigue tem esclarecido dúvidas sobre a aplicação do novo Plano de Carreira, sancionado pelo governo, além de outros assuntos que preocupam a categoria. Hoje pela manhã, a Coordenadora manteve contato com trabalhadores/as em educação, nas Escolas de Educação Básica Leonor Lopes Gonzaga, em Guatambu, e Professora Lídia Glustack Remus, em Alto da Serra, além da Escola de Ensino Fundamental Agilberto Zandavalli, na Fazenda Zandavalli.
Também, a Coordenadora tem chamado todos/as trabalhadores/as em educação, para que participem da Assembleia Regional do SINTE de Chapecó e o Seminário sobre Plano de Carreira, que contará com a presença do advogado Marcos Palmeira, da Assessoria Jurídica do SINTE/SC. A Assembleia e o Seminário serão realizados, na próxima quarta-feira (30/03), a partir das 18h30, no auditório do antigo Colégio Bom Pastor, com entrada pelo portão da Rua Porto Alegre, no centro de Chapecó.
A Coordenadora Zigue Timm fala a respeito:

Na EEB Leonor Lopes Gonzaga:

 Na EEB Lídia Glustack Remus:
 

Na EEF Agilberto Zandavalli:
 
 

terça-feira, 22 de março de 2016

Regional de Chapecó organiza Assembleia Regional e Seminário sobre o Plano de Carreira para o próximo dia 30


A Coordenação Regional do SINTE de Chapecó organiza Assembleia Regional e Seminário sobre o Plano de Carreira, para o próximo dia 30/03 (quarta-feira). O Seminário contará com a participação do advogado Marcos Palmeira, do Departamento Jurídico do SINTE/SC. Toda a categoria está sendo mobilizada.
Para chamar a categoria, para que participe do importante encontro, a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, tem percorrido todas as escolas da Regional. Na tarde de hoje, a Coordenadora dialogou com trabalhadores/as em educação das Escolas de Educação Básica Cândido Ramos e de Ensino Fundamental Adele Zanuzzo, ambas em Caxambu do Sul, além da Escola de Educação Básica Professora Lourdes Tonin, em Planalto Alegre. 
A Assembleia Regional será chamada, em primeira convocação, às 18h30; e às 19 horas, em segunda convocação. Logo após, acontecerá o Seminário sobre o Plano de Carreira. O local será o auditório do antigo Colégio Bom Pastor, com entrada pelo portão da Rua Porto Alegre.
A Assembleia Regional do SINTE de Chapecó debaterá:
- Análise de conjuntura;
- Informes das escolas;
- Deliberações da Assembleia Estadual Unificada dos Servidores Públicos de Santa Catarina;
- Eleições no SINTE/SC;
- Análise técnica e jurídica do Plano de Carreira;
- Outros encaminhamentos.

Na EEB  Cândido Ramos:
 
 

Na EEF  Adele Zanuzzo:
 

Na EEB  Professora Lourdes Tonin:
 

Convênios médicos - valores - União Sindical