sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Professores da Regional de Chapecó participam de Audiência sobre o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio(NEM) que está sendo implantado em SC voltou a ser tema de debate nesta quinta-feira(12-12) em Florianópolis e o SINTE Regional esteve presente com a participação de 10 professores. Pela parte da manhã, os professores participaram de uma plenária de informes sobre a proposta de reforma da previdência em discussão na ALESC. Pela parte da tarde, em audiência pública convocada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa presidida pela Professora e Deputada Luciane Carminatti, professores da rede pública e lideranças discutiram os impactos da proposta do NEM aqui no estado. 
A Comissão convocou a Secretaria Estadual de Educação para apresentar a proposta do NEM durante a audiência. Diante do exposto pela SED, a categoria não vê a proposta com entusiasmo e grande e expectativa, sendo que a mesma foi apresentada em partes e muitas dúvidas e preocupações continuam pertinentes.
No que diz respeito a grade curricular, apenas foi apresentada as três matrizes unicamente para o primeiro ano e que põe em dúvida quantas aulas terão no segundo e terceiro ano do ensino médio, podendo reduzir aulas do professores efetivos e deixando os professores ACT´s sem perspectivas de terem aulas. Outra preocupação da categoria é sobre as parcerias público-privado que o NEM possibilita afim de atender um dos percursos formativos do aluno, possibilitando o mesmo de realizar parte da grade a distância. A categoria cobra responsabilidade do Governo do Estado e prioridade com a escola pública, não deixando que o dinheiro pública vá para o privado, como o projeto se encaminha.
A Comissão de Educação irá acompanhar de perto as escolas que aderiram ao NEM já para 2020 e o SINTE seguirá firme na defesa da educação pública e valorização dos profissionais de educação que tendem com o passar do tempo e com a implantação do NEM, reduzir drasticamente sua presença na escola, consequentemente gerando desemprego na categoria.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical