quarta-feira, 19 de abril de 2017

Professor Gilberto Oliari participa da audiência pública sobre a retirada do Ensino Religioso da BNCC

       Ocorreu no dia 18/04 no auditório Antonieta de Barros na ALESC uma audiência pública para discutir a retirada do Ensino Religioso não confessional da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Tivemos no ato, a presença do professor Gilberto Oliari, que é professor de Ensino Religioso da EEB Marechal Bormann que representou o SINTE Regional de Chapecó. A audiência foi convocada pela deputada Luciane Carminatti e contou com representação do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso - FONAPER, da ASPERSC - Associação de Professores de Ensino Religioso de Santa Catarina e coordenadores de universidades. 

      As informações são as de que este componente não sairá do rol de componentes curriculares do Ensino Fundamental, sua retirada da BNCC nesse momento é devido as diferentes forças políticas, ideológicas e religiosas que defendem diferentes posturas quanto ao encaminhamento metodológico e curricular do Ensino Religioso. O que defendemos é que o componente permaneça na BNCC, pois estabelece um reconhecimento da disciplina perante as outras disciplinas da Educação Básica e evita que se faça proselitismo e doutrinação nas aulas desse componente na escola. Na oportunidade professores de todo o Estado, puderam cobrar formação inicial e continuada dessa área, além de apresentar reivindicações quanto ao número de aulas da disciplina e ao número de escolas que os professores precisam trabalhar para cumprir carga horária.  

      A luta é permanente, será encaminhado pedido oficial ao CNE para que haja uma reconsideração e que o ER volte a BNCC e, além disso, no dia 11/08 haverá uma audiência pública chamada pelo CNE em Florianópolis, para "ouvir a população" e para esse momento é de extrema importância que os professores de Ensino Religioso estejam articulados para se fazer presente e mostrar a nossa força.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical