segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SINTE/SC realiza o V Encontro étnico-racial e cria Coletivo Estadual


Dando sequência à política de discussão e encaminhamentos dos diversos temas que fazem parte do universo da Educação Pública, no dia 29/11/2018 o SINTE/C-SC realizou o V Encontro Estadual Étnico-Racial, em Florianópolis.

O evento teve a participação de mais de cem professoras/es vindas/os das diversas regiões do Estado para discutir uma dinâmica voltada para as temáticas negra e indígena, apresentando recortes históricos dessas duas etnias, fatores sociais e políticos, estatísticas, políticas públicas, entre outros.

Segundo a professora doutora da UFSC, Joana Célia dos Passos, que apresentou argumentações em torno do tema Políticas Públicas para os Negros na Educação de Santa Catarina, "O Brasil pode ser visto por diversas perspectivas nos aspectos políticos, econômicos, sociais e cultural. É reconhecido como uma sociedade multirracial. Porém, é reconhecido também como um dos países mais desiguais do mundo, onde a pobreza sempre oscila com indicadores elevadíssimos, causando profundo desconforto a quem queira pensar a nação brasileira com seriedade e serenidade", diz.

Para Janisse Domingos, professora da Escola de Ensino Fundamental Fen’nó da Terra Indígena Toldo Chimbangue, “no que diz respeito à população indígena, as ações deverão ser norteadas por três eixos principais: a democratização do poder político, a qualificação dos debates em torno dessa temática e a superação das desigualdades estruturais, como garantia de voz para os que lutam por seus direitos e que têm sido historicamente silenciados", reforça.

O 5º Encontro Étnico-Racial do SINTE/SC ainda teve em sua dinâmica do dia atividades culturais, como canto, poesias, e histórico de pontos culturais da resistência negra em Florianópolis, apresentado pelo professor e ex-vereador Márcio de Souza.

EM ATO HISTÓRICO, SINTE CRIA O COLETIVO DE COMBATE AO RACISMO

Além dos diversos encaminhamentos apontados pelos grupos de trabalho do 5º Encontro Estadual Étnico-Racial, uma importante ação e deliberação foi a criação do Coletivo de Combate ao Racismo, que contará com a participação de um membro de cada uma das 30 Regionais do SINTE/SC, sob a coordenação da secretária de Políticas Sociais da entidade, professora Sandra Tolfo.

Essa histórica iniciativa alinha-se as estratégias das demais entidades sindicais da educação filiadas à CNTE, como é o caso da APP-Sindicato, que teve suas experiências relatadas e exemplificadas na discussão ministrada pelo professor Luiz Carlos Paixão, representando nossa confederação e a direção da APP-Sindicato.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical