quinta-feira, 21 de março de 2019

SINTE/SC se reúne com Presidente da FCEE


O Coordenador Estadual do SINTE Aldoir Kraemer e o Secretário de Imprensa e Divulgação Carlos Alberto Lopes, estiveram em reunião na tarde de hoje, 20/03, com o novo Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE Rubens Feijó. Participaram também a Supervisora de Educação Especial Kelly Gelsleuchter e o Gerente Administrativo e Financeiro Jean Nilso da Cruz.
Convênios Pecúnia/Cedência de Profissionais
O SINTE/SC de imediato colocou que a posição defendida pela entidade é a manutenção do convênio de cedência de professores, que garante a contratação de profissionais capacitados para o atendimento dos estudantes da educação especial. No caso do pecúnio, ao receber diretamente os recursos, APAES e Congêneres terão autonomia para a contratação, ou seja, poderá ocorrer contrato de pessoas sem a especialização necessária para o atendimento.
A FCEE afirmou que ainda não tem definição sobre esse ponto, contudo, está montando um grupo de trabalho com profissionais da instituição, Federação das APAES e Governo para discutir o modelo adotado. O presidente anunciou que abrirá espaço para o SINTE também participar das discussões sobre o tema. Desta definição, deve partir a data para abertura do edital dos ACTS para 2020, que deverá ocorrer entre junho ou julho, o qual também haverá a participação do SINTE na elaboração, segundo ele.
O sindicato cobrou um prazo para a definição do modelo, e o presidente afirmou que em sessenta dias pretende ter uma resposta final.
Demora na contratação de novos professores no caso de afastamento por licença prêmio ou saúde do titular
O SINTE relatou a morosidade nas contratações de novos profissionais nos casos acima mencionados, visto que, em várias situações estudantes ficam muito tempo sem o atendimento. 
A FCEE argumentou que o seu RH precisa receber a informação da SED, esta que por sua vez recebe das escolas, o que pode gerar atrasos. A Supervisora de Educação ressaltou que nos casos de licença de saúde, se o atestado for inferior a 30 dias a orientação é de que a escola faça adequações com os Orientadores, para que estes fiquem na sala. Muitas vezes a demora também se dá por que a FCEE precisa receber oficialmente o afastamento, ou seja, o encaminhamento da perícia médica. 
O SINTE ressaltou a necessidade de haver contratação de profissionais logo que houver o afastamento, e que as adequações seriam para licenças de até 10 dias, as maiores seriam inviáveis o improviso, pois prejudica o andamento da instituição. A fundação se comprometeu em buscar formas de tornar mais rápida a substituição dos profissionais quando houver afastamentos.
APAE/Escola
Desde que foi apresentado no Conselho Estadual de Educação, pela Federação das APAES, proposta de transformação das APAES em escolas regulares, o SINTE teve posição contrária e a manifestou em audiência pública na ALESC, Conselho de Educação e demais espaços que trataram o tema. Isso porque, para a entidade tal mudança significa retrocesso com relação a inclusão dos estudantes com deficiência.
A FCEE disse que através da Diretoria de Ensino, está montando grupo de trabalho/comissão junto a Federação para discutir essa questão. O Presidente afirmou que pedirá ao SINTE para também fazer parte dessa comissão.
Professores de sala de aula que precisam acompanhar as outras disciplinas (no caso artes e educação física)
Nos foi informado que a orientação é que esses professores, que em geral, são dois titulares de turma e auxiliar, possam prestar auxílio aos professores da disciplina quando necessário, e que eles podem se revezar para o acompanhamento. A Fundação diz ainda que não é algo engessado, e que inclusive se o profissional da disciplina específica de Artes ou Educação física não considerar necessário, eles não têm a obrigatoriedade de estarem presentes. A autonomia é dos professores, entretanto, está previsto na legislação o acompanhamento a estes professores.
Início do ano Letivo
O sindicato falou ao Presidente sobre o atraso no início do ano letivo que ocorreu este ano na FCEE, prejudicando pais e alunos. O presidente afirmou que já foi deliberado pela FCEE que o calendário será unificado, e em 2020, as aulas das APAES e Congêneres iniciarão junto as escolas regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical