domingo, 29 de abril de 2018

Pesquisa aborda o Ensino Médio noturno do ponto de vista de estudantes, professores e gestores



Uma pesquisa com 103 professores, 37 gestores e 1913 estudantes de Chapecó trouxe respostas sobre as dificuldades, as potencialidades e necessidades de estudo sobre o Ensino Médio noturno em Chapecó. O trabalho foi coordenado pela professora da UFFS – Campus Chapecó, Adriana Andreis, com a colaboração dos também docentes da UFFS – Campus Chapecó, Willian Simões e Darlan Kroth, da mestranda em Educação da UFFS – Campus Chapecó, Roseclei Petry e com a contribuição das mestrandas em Educação da Unochapecó, Aline dos Santos e Mônica Tessaro.
As entrevistas da pesquisa “O Ensino Médio Noturno em Chapecó (SC): Fatores de Influência nos Índices de Evasão e Reprovação” foram realizadas online, sem identificação das pessoas, em 2016. Perguntas específicas foram feitas para estudantes, professores e gestores.
Os dados foram compilados e, agora, o grupo aguarda para repassá-los, junto com a análise e discussão, à Gerência Regional de Educação (Gered). A programação, conforme a professora Adriana, é disponibilizará as informações específicas sobre cada escola, em rodas de conversa com o grupo, apresentando e debatendo os resultados da pesquisa.
Segundo a professora, o resultado foi bastante parecido com resultados de pesquisas aplicadas em outros locais do país. “A pesquisa teve caráter de legitimação aqui. Esses dados se encontram com dados de outros locais do país. Aponta essa clareza de que o trabalho representa uma questão que precisa ser central”, avalia. E reforça outro ponto essencial: “nesse momento, sem o Ensino Médio noturno, 50% dos estudantes não seguiriam estudando”.
Confira na integra:  
FONTE: UFFS Chapecó.

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