segunda-feira, 9 de abril de 2018

Semana de Ação Mundial pela Educação: 22 a 28 de abril/2018



A Semana de Ação Mundial pela Educação – SAME, é uma das principais atividades organizadas pela Campanha Mundial pela Educação – CME, uma ampla coalizão de entidades sindicais, organizações não governamentais e instituições sociais que atuam em defesa da educação. A Internacional da Educação - IE é um dos membros fundadores da CME.

A Semana deste ano ocorre de 22 a 28 de abril e tem enfoque na responsabilidade do Estado para garantir uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva para todas e todos.

A SAME destaca, dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o 04 que determina “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Nesse objetivo há uma série de itens a serem atingidos com definição de datas. Essas informações detalhadas podem ser obtidas no link https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4.

Os objetivos mundiais da SAME consistem em exigir dos governos que:

1. Desenvolvam, financiem e implementem planos viáveis para a aplicação da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
2. Reconheçam a importância da consolidação dos sistemas públicos e das capacidades do Estado para garantir educação gratuita, de qualidade e equitativa;
3. Garantam a criação e funcionamento de mecanismos transparentes de participação da sociedade civil, docentes, pessoal de apoio educacional e entidades sindicais nos processos de supervisão e prestação de contas da agenda.

É preciso, ainda, denunciar e lutar contra a privatização/terceirização da educação como modelo que vai de encontro aos objetivos da ONU. Sem esquecer o congelamento dos gastos da educação por 20 anos aprovados pelo governo golpista e seus asseclas do Congresso Nacional. Para as ações no Brasil, o tema será Semana Mundial de Ação pela Educação:

Exigimos a responsabilidade governamental para garantir educação pública com qualidade social e a participação cidadã. Mantenham suas promessas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical