SINTE exige Governo
recua e autoriza escolas a elaborarem seus calendários de
reposição
Durante várias
rodadas de negociações com o Governo do Estado, o SINTE SC persistiu na questão
da reposição das aulas e o não desconto das faltas dos grevistas em suas folhas.
Respeitando encaminhamento decidido e aprovado na última assembleia estadual
pela categoria.
Diante da
insistência do sindicato, a Secretaria de Estado da Educação mudou sua posição
inicial e encaminhou as GEREDs, ofício enviado por email pelo Gabinete do
Secretário Deschamps, autorizando as escolas a elaborarem seus calendários de
reposição, cumprindo com os dias letivos, direito dos alunos. A autonomia
escolar foi garantida, esta uma bandeira fortemente defendida pelo SINTE junto
ao Estado.
Trechos do ofício
com algumas orientações relacionadas à elaboração do calendário de reposição de
aulas:
- As GEREDs devem
solicitar às unidades escolares a elaboração do calendário escolar de reposição
de aulas;
- É da alçada das
GEREDs a supervisão e acompanhamento dos respectivos calendários de repisção.
Alertamos para que sejam garantidos os 200 dias letivos e às 800 horas aos
alunos neste processo de reposição;
- O calendário
escolar deverá ser discutido com a comunidade escolar e elaborado de acordo com
a realidade de cada escola em específico.
Quanto à questão das
discussões acerca do reajuste do piso e descompactação da tabela do plano de
carreira do magistério, o SINTE afirma que já apresentou proposta ao Governo,
com as diretrizes, bem como o modelo de tabela, aprovadas pela categoria na
Assembleia Estadual de Lages, no ano passado, restabelecendo os percentuais
entre os níveis e referências.
Até o momento, não
recebemos uma proposta com metas, prazos ou percentuais por parte do Governo,
para que efetivamente as negociações avancem. Os representantes do SINTE que
fazem parte da mesa esperam que para o próximo encontro agendado para amanhã,
dia 30, que deve contar com a presença do Secretário Eduardo Deschamps, o Estado
apresente algo novo para a categoria.
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