terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia realiza manifestação em Chapecó



Nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 14 horas, o Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia realiza mais uma manifestação, em Chapecó, na frente do prédio da Polícia Federal. O objetivo do ato será denunciar o fato de lideranças de movimentos sociais e sindicais serem intimadas a depor, na Polícia Federal, em razão de terem participado do manifesto, no dia 14 de março deste ano, quando pediam esclarecimentos sobre o resultado da exumação do corpo do professor Marcelino Chiarello.
Cerca de 30 pessoas, que participaram do ato público, em março, foram intimadas pelo delegado da Polícia Federal de Chapecó. Os depoimentos já começaram a ser registrados, e devem prosseguir, até meados de outubro. Enquanto isso, a causa da morte do professor Marcelino Chiarello continua sem conclusão judicial.
Morte - Marcelino Chiarello tinha 42 anos, quando foi encontrado morto, no dia 28 de novembro de 2011. O professor e vereador estava pendurado pelo pescoço pela alça de uma maleta de notebook, na janela do quarto de visitas de sua casa, em Chapecó, onde morava com a mulher e o filho do casal.
Três laudos foram concluídos, dando parecer de suicídio, à causa da morte de Marcelino Chiarello. Entretanto, o reconhecido perito criminalista Daniel Romero Muñoz, na companhia de equipe técnica da USP, esteve em Chapecó, contratado pela família de Marcelino Chiarello, tendo emitido atestado de homicídio, para o caso. Muñoz possui graduação em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1973), mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente, é Professor Titular de Medicina Legal, Medicina do Trabalho e Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
No atestado, Dr. Muñoz afirma: “O trabalho científico, ora apresentado, é autoexplicativo, mas o que o difere das perícias anteriores é o detalhe de que todos os fatos afirmados são demonstrados, inequivocamente, mediante simulações e experiências, tudo com base em sinais incontroversos. Esses sinais, na maioria, são do conhecimento dos demais peritos que atuaram nas investigações. Há, entretanto, outros achados feitos pela equipe responsável, que, para garantir medidas e outros elementos de avaliação, veio a casa onde a morte se deu. A conclusão inexorável do estudo científico (ou parecer) é que, dentro do que se permite afirmar em matéria científica, Marcelino Chiarello sofreu homicídio, provavelmente perpetrado por três pessoas e, certamente, não menos que duas”.
Arquivamento negado - Depois da entrega do referido documento, ao Ministério Público da Comarca de Chapecó, o próprio Ministério Público solicitou arquivamento do caso, ao juiz da 1ª Vara Criminal de Chapecó, Jeferson Zanini, que negou o pedido, alegando: "Como esses laudos periciais contêm apontamentos de ordem técnica, na área de medicina e da física, eu não tenho condições de examinar para dizer qual deles é o verdadeiro". O juiz Zanini complementou: "O procurador-geral vai fazer uma análise do processo e vai decidir. Se realmente a investigação foi concluída e todos os pontos foram esclarecidos como disseram os promotores, ele vai manter esse arquivamento e o processo retorna a Chapecó apenas para ser arquivado. Caso ele entenda que ainda necessita de diligências, como eu apontei, ele vai determinar o retorno dos autos, para que essas diligências sejam realizadas".
A manifestação desta quarta-feira, do Fórum em Defesa da Vida, por Justiça e Democracia, será realizada em frente ao prédio da Polícia Federal, a partir das 14 horas, com a participação, inclusive, das lideranças que foram intimidas a depor, na Polícia Federal.
Encontro para divulgação do atestado do Dr. Daniel Muñoz.

Lideranças e comunidade acompanham o processo sobre a morte de Marcelino Chiarello.



Durante a entrega do atestado do Dr. Muñoz, no Fórum da Comarca de Chapecó.

Na saída da entrega do documento, no Fórum, a esperança de definição do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical