segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Informativo jurídico 19/2017 - Assessoria Jurídica do SINTE/SC entrará na justiça para barrar a aplicação das novas orientações da SED/SC sobre levantamento de vagas e distribuição de aulas para o ano de 2018



A Assessoria Jurídica do SINTE/SC tem recebido diversos contatos de Professores, de várias regiões do Estado, na busca de orientações sobre os graves prejuízos advindos de duas famigeradas orientações sobre procedimentos relativos ao “Levantamento de Vagas para o concurso de Remoção/2017” e à “Distribuição de Aulas e Organização das Unidades Escolares para o ano de 2018”.
Há documentos que sequer estão assinados por representantes da SED/SC e sofreram alterações nos últimos dias, o que pode ocorrer novamente, e o SINTE/SC está mobilizado a categoria para barrar a aplicação dessas orientações, o que infelizmente já começou a ser feito por algumas GERED’s e outras têm previsão de início na semana que vem, com relatos de forte pressão psicológica e até evidências de assédio moral em determinados casos, forçando os membros do magistério a escolherem aulas em outras unidades escolares, em total prejuízo aos professores e ao funcionamento das escolas.
Já está agendada para a próxima segunda-feira (25.09) reunião com os Coordenadores Regionais, em Florianópolis, e entre o SINTE/SC e os representantes da SED/SC, para tratar desses assuntos e buscar a revisão dessas orientações, especialmente naquilo que sequer possuem amparo legal.
Inclusive, no entendimento da Assessoria Jurídica do SINTE/SC, se mantida a atual redação, essas orientações, que já foram alteradas várias vezes, e ainda poderão ocorrer novas modificações, essas podem ser questionadas na Justiça, por meio de ações coletivas, com pedido liminar, no todo ou em partes específicas, vez que transbordam em vários pontos os próprios limites da Lei Complementar n. 668/2015, mais especificamente em seus arts. 18 e 24, bem como dispositivos da Lei Estadual n. 6.844/86, o que configura ilegalidade e arbitrariedade da SED/SC, com sérios prejuízos para uma enorme parcela da categoria.
IMPORTANTE! TODOS OS MEMBROS DO MAGISTÉRIO QUE JÁ FORAM CHAMADOS PARA REORDENAÇÃO/REDISTRIBUIÇÃO DE AULAS PELA GERED E SE SENTIRAM PREJUDICADOS DEVERÃO REGISTRAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA E RELATAR A ILEGALIDADE E A PRESSÃO PSICOLÓGICA PELA ESCOLHA DAS AULAS OU REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA.
Inclusive, esse mesmo procedimento deve ser promovido pelos professores que estão atualmente com aulas em projetos (ditos temporários, em que não há propriamente lotação!), mas que são reiteradamente mantidos há anos pela SED/SC.
É necessário que a categoria se mobilize em denunciar essa situação pela via de boletins de ocorrência (BO’s) e, inclusive, pelos meios de comunicação, com o repasse à Assessoria Jurídica de todas as informações e documentações relacionadas a matérias na imprensa escrita e falada sobre o tema.
Todos os membros do magistério atingidos por essas famigeradas orientações, e que se encontrem na situação descrita, devem encaminhar ao SINTE/SC até a próxima QUARTA-FEIRA (27.09), os seguintes documentos:
Procuração assinada (www.sinte-sc.org.br);
(ii) Pedido de assistência judiciária assinado (www.sinte-sc.org.br);
(iii) Cópia do BO registrado e também de quaisquer novos documentos expedidos pela SED/SC ou GERED’s sobre o tema, inclusive eventuais documentos que tenham assinado (sob pressão);
(iv) Transcrição funcional completa do(a) Professor(a) e demais documentos que comprovem a sua habilitação para mais de uma disciplina e quais especificamente; (v) Ficha financeira de 2017;
(vi) Quaisquer outros documentos que entender relevantes para a análise da questão.
 
A Assessoria Jurídica do SINTE/SC já está preparando ações judiciais sobre o tema e continua firme a atuante em defesa dos trabalhadores da educação, pelo que permanecemos à disposição para quaisquer outras orientações e encaminhamentos.
 
Saudações sindicais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical