quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Informe da Estadual do SINTE

Ato Público Estadual convocado pelo
SINTE reuniu magistério em Florianópolis

Cerca de mil trabalhadores em educação estiveram reunidos, nesta quarta-feira, nove de outubro, para o grande Ato Público Estadual. A concentração aconteceu na praça Tancredo Neves, centro de Florianópolis. Estavam presentes, representantes de todas as Regionais do SINTE, que vierm de todo o Estado. (A Regional do SINTE de Chapecó participou ativamente, com diversos representantes, juntamente com a Coordenadora Regional, professora Zigue Timm.) Na ocasião, as lideranças do SINTE Estadual distribuíram camisetas e folders a todos os participantes, peças que fazem parte da campanha salarial, assim como VT veiculado na televisão, spot nas rádios comunitárias e 45 outdoors espalhados por SC.
O Ato teve o objetivo de mobilizar a categoria e mostrar à sociedade a luta do magistério catarinense, que reivindica o cumprimento da Lei do Piso em sua integralidade, ou seja, na carreira, com 1/3 de hora atividade e a descompactação da tabela salarial. Além disso, o Ato Público Estadual do SINTE denunciou a má aplicação das verbas do FUNDEB, com a fraude cometida pelo governo e pelo Tribunal de Contas do Estado, que aprovou e emitiu certidão avalizando as contas incorretas e com ressalvas do governo Colombo.
Por isso, os manifestantes fecharam a rua do Tribunal de Contas, tomaram as ruas e protestaram contra os Conselheiros do órgão. Foram colados cartazes nas paredes do TCE e na porta de entrada. Representantes da Executiva do SINTE entraram no prédio e protocolaram ofício, exigindo explicações sobre as denúncias. Eis o conteúdo do documento:

“Of. Expedido nº 209/2013                               Florianópolis, 09 de Outubro de 2013

Exmo. Senhor

Salomão Ribas Junior

Presidente do Tribunal de Contas do Estado

Nesta

Exmo Sr.

Vimos, por meio deste, solicitar o Relatório Parcial das Aplicações em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, segundo a metodologia de apuração do Tribunal de Contas do Estado, referente ao ano de 2013, até o mês de setembro.”

Depois do protesto em frente ao TCE, os trabalhadores em educação entraram em seus ônibus e partiram para o Centro Administrativo do Governo do Estado. Lá, tomaram a frente do prédio, com faixas, cartazes e palavras de ordem. Os trabalhadores foram ainda até a rodovia SC 401, onde levantaram suas bandeiras e deram as mãos, pela valorização do magistério e da educação. Pelo local, motoristas buzinavam e piscavam as luzes, em apoio à categoria. Membros da executiva também protocolaram ofício, na sede do governo, requerendo audiência com o governador Colombo, para tratar da pauta de reivindicações do SINTE/SC. A seguir, a íntegra do documento:

“Of. Expedido nº 208/2013                                                 Florianópolis, 09 de Outubro de 2013

Exmo. Senhor

João Raimundo Colombo

Governador do Estado

Nesta

Exmo Sr.

O SINTE/SC, representando os Trabalhadores em Educação do Estado, vem à V. Exª. solicitar o agendamento de audiência, para tratar das questões expostas abaixo:
    Aplicação do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional na carreira, com descompactação imediata da tabela salarial;
    Cumprimento imediato de 1/3 da jornada como hora atividade, conforme orientação do Parecer 18/2012 do Conselho Nacional de Educação;
    Revogação do decreto 3593 de 25-10-2010 que Regulamenta e Disciplina os Procedimentos de Progresso Funcional dos membros do Magistério Público Estadual.”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical