terça-feira, 18 de novembro de 2014

Informe da Estadual do SINTE

SINTE participa da reunião de apresentação
dos cardápios da merenda escolar

A alimentação escolar não apenas integra o dever do Estado com a educação (CRFB, art. 208, VII Constituição da República Federal do Brasil), como também constitui elemento altamente relevante do papel público de promover a saúde, como direito de todos (CRFB, art. 196 Constituição da República Federal do Brasil)”.
O SINTE/SC participou, no dia 17/11, na SED/SC, da apresentação das propostas de cardápios da alimentação escolar às empresas terceirizadas, para os meses de fevereiro, março e abril (Cardápio de Verão). Foi enfatizada a necessidade de implementar cardápios regionalizados. de forma a contemplar as peculiaridades alimentares das diferentes regiões do Estado. Para isso, a nutricionista da SED organizou uma pesquisa, via questionário enviado às escolas, para, desta forma, estabelecer quais alimentos devem ser disponibilizados para as escolas, sempre lembrando a importância de respeitar as necessidades nutricionais dos/as alunos/as, para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Outro ponto debatido foi a qualidade e a origem dos alimentos, especialmente sobre a compra da Agricultura Familiar Rural e da necessidade de acabar com o uso de alimentos industrializados especialmente os enlatados.
Na sequência, foi discutida a necessidade de implementar ações que visem melhorar os hábitos alimentares dos/as alunos/as. Para isso, está sendo proposto que se discuta as diretrizes para o ano de 2015, com a definição de um tema para um concurso. As empresas terceirizadas propuseram ações neste sentido.
O CAE e o SINTE/SC argumentaram que quem deve propor estas ações são a SED e as escolas, através de seus PPPs, e que a proposta deve ser construída coletivamente, em seus planejamentos, pois a alimentação escolar faz parte do processo pedagógico. Lembramos também que as empresas terceirizadas não fazem parte do corpo docente, e, como prestadoras de serviço, devem adequar suas ações às necessidades das escolas.

Fotos: Osvaldo Noceti Filho
 

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