quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Informe da Estadual do SINTE


SINTE/SC participa do Conselho Nacional de Entidades da CNTE

Desde ontem, os dirigentes do SINTE/SC Luiz Carlos Vieira, Carlos Alberto Lopes e Evandro Accadrolli estão participando do Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNE/CNTE), em Brasília, para tratar de assuntos como a greve nacional marcada para março e acompanhamento da análise do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados.
Depois de reinstalada, a comissão especial que avaliou o PNE em 2012 estuda agora as alterações feitas pelo Senado em 2013. Nas mudanças está, por exemplo, a retirada da palavra ‘pública’ do texto que prevê o gasto de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) com educação, o que pode permitir a entrada na estatística de cumprimento da meta verbas aplicadas em convênios ou programas de financiamento do ensino privado.
Segundo o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o projeto aprovado no Senado estipula ainda a antecipação da alfabetização e retrocede nas metas de atendimento da educação profissional e superior, retirando os percentuais mínimos de expansão das vagas públicas e gratuitas, entre outros pontos polêmicos. O relator, deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR), apresentou um quadro comparativo entre os projetos.
A CNTE apoia o texto aprovado inicialmente pela Câmara e exige a manutenção das metas de alfabetização até o fim do primeiro ciclo do ensino fundamental, a expansão das vagas públicas na educação profissional e no ensino superior, a destinação das verbas públicas para a educação pública e a fixação de prazo para aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional, a fim de que o PNE não se torne uma nova carta de intenções.

Fonte: CNTE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical