quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Informe da Estadual do SINTE

Aos/as companheiros/as que estão chegando para integrar
os quadros do magistério catarinense nossas boas vindas

Acontece, hoje à tarde, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, a posse de 535 novos professores efetivos, que ingressaram no magistério catarinense através do Concurso Público de 2012. Estes profissionais só foram chamados, graças à luta do SINTE/SC, que acordou a realização desse pleito, na greve de 2011. Já em 2013, o Sindicato impetrou ação judicial, para que o governo cumprisse o edital, para que todas as vagas anunciadas fossem preenchidas.

Professores,
O SINTE/SC está aqui para alertá-los de que nossas conquistas nunca foram fáceis, e sempre se deram com muita luta. A posse dos/as professores/as que está acontecendo agora é possível, pois o concurso de ingresso, que não ocorria, há mais de oito anos, foi um dos pontos de reivindicação da greve de 2011.
Apesar do grande número de contratos temporários, o concurso só aconteceu em 2012, com apenas duas mil vagas sendo oferecidas. Mesmo assim, o Estado não cumpriu o que estava estabelecido no edital, sendo necessário que o SINTE impetrasse ação judicial. obrigando o governo a preencher quantidade de vagas anunciada. Para se ter uma ideia da defasagem de professores/as, em 2012, o governo fez mais de 22.000 contratos temporários.
O momento que estamos vivendo é de tensão, pela modificação da Lei do Piso. Neste sentido, o governo federal cedeu à pressão dos governadores e prefeitos, e o percentual aprovado pelo MEC de reajuste do Piso ficou em 8,32%, bem abaixo dos 19% previstos.
O SINTE/SC não aceita a proposta feita pelo governo de reajuste de forma parcelada e linear. Pois o Estado não considera o pagamento do Piso na carreira, não reconhece 1/3 de hora atividade na jornada, nem os percentuais do Piso não repassados à categoria em anos anteriores, e não garante a isonomia dos reajustes feitos, desta forma mantém a tabela compactada.
Queremos o pagamento do reajuste de 2014 integral, imediato, na carreira e retroativo a janeiro. O Magistério Catarinense não pode e não vai continuar sendo ludibriado pelo discurso falacioso do governo, que alega falta de verba.
Por isso, conclamamos você a juntar-se aos milhares de profissionais do magistério que lutam pela sua valorização e por uma educação pública, de qualidade, para todos/as.

FILIE-SE AO SINTE/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical