segunda-feira, 31 de março de 2014

Encontro de professores aposentados será nesta terça-feira na Regional de Chapecó

Será realizado, nesta terça-feira (1º/04), o encontro de professores aposentados, na Regional do SINTE de Chapecó. O encontro terá início às 14 horas, devendo contar com intensa participação dos profissionais aposentados, que apoiam a mobilização chamada pelo SINTE/SC. O encontro acontecerá na sala democrática do Sindicato dos Bancários. Na ocasião, um integrante do SC Saúde de Chapecó realizará palestra.
Os trabalhadores em educação aposentados deverão participar, também, do Grande Ato Macrorregional, a acontecer, na quarta-feira próxima (02/04), às 15 horas, na frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em Chapecó. Além da Regional do SINTE de Chapecó, estarão participando, do Grande Ato, as Regionais do SINTE de Curitibanos, Caçador, Videira, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Concórdia, Maravilha, Palmitos e São Miguel do Oeste.

Coordenador Estadual do SINTE fala sobre heranças da ditadura em SC


domingo, 30 de março de 2014

Trabalhadores em educação se mobilizam para Ato Macrorregional em Chapecó

Conforme deliberação da Assembleia Estadual do SINTE/SC, realizada em 18/03, será realizado, no próximo dia dois de abril, às 14 horas, na frente do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em Chapecó, um Grande Ato Macrorregional. Estarão participando do Grande Ato Macrorregional, em Chapecó, as Regionais do SINTE de Chapecó, Curitibanos, Caçador, Videira, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Concórdia, Maravilha, Palmitos e São Miguel do Oeste.
No mesmo dia dois de abril, outro Ato Macrorregional será realizado em Blumenau. Além desses, haverá mais dois Atos Macrorregionais, em Santa Catarina: Florianópolis (09/04) e Criciúma (10/04).
Para organizar o Grande Ato Macrorregional de Chapecó, a Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin, e o Secretário de Formação Política e Sindical, professor Evandro Accadrolli, estão visitando todas as Regionais envolvidas. Recentemente, a professora Alvete Pasin Bedin reuniu-se com a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, em preparação à grande mobilização da categoria.
No dia três abril, a Executiva Estadual do SINTE/SC manterá audiência com o secretário da Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Os líderes sindicais estarão reivindicando a imediata retirada da Medida Provisória que o governo do Estado encaminhou, recentemente, à Assembleia Legislativa, para parcelar o reajuste do Piso Nacional. Neste sentido, a lei federal do Piso (nº 11.738) é taxativa: “O Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público será atualizado, anualmente, no mês de janeiro”.
Durante a audiência, a Executiva Estadual do SINTE/SC reforçará, mais uma vez, para que o governo cumpra o compromisso assumido, no final da greve da categoria, em 2011, atendendo a pauta de reivindicações:
- Reajuste na carreira, conforme a Lei do Piso, e retroativo a janeiro/2014, para todos os trabalhadores em educação da rede pública;
- Descompactação da tabela salarial já;
- Revogação do decreto das progressões (3593/2010) e abono/anistia das faltas de todas as mobilizações;
- Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).
Professoras Alvete Pasin Bedin e Zigue Timm reuniram-se na Regional de Chapecó.
 

sábado, 29 de março de 2014

Coordenação Regional do SINTE entrega ofício ao governador

Na manhã deste sábado (29/03), integrantes da Coordenação Regional do SINTE de Chapecó foram, com faixa, até uma solenidade, em Chapecó, onde estava o governador do Estado. Na oportunidade, a Coordenadora Regional do SINTE, professora Zigue Timm, entregou ofício ao governador, dizendo a ele: “Evite a greve, governador”.
Eis a íntegra do documento entregue:
Chapecó, 29 de março de 2014.

MD. Sr.
João Raimundo Colombo
Governador do Estado
Nesta

Senhor Governador,

Como é do seu conhecimento, a Assembleia Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC), realizada no último dia 18 de março, deliberou o estado de greve da categoria, e desaprovou a forma parcelada do pagamento de 8,5% de reajuste, para os professores que estão acima do vencimento do Piso. Diante disso, a Coordenação Regional do SINTE de Chapecó reitera e solicita a retirada imediata da referida Medida Provisória, da Assembleia Legislativa.
No próximo dia três de abril, data em que haverá audiência da Executiva Estadual do SINTE/SC com o secretário de Estado da Educação, esperamos ser ouvidos e atendidos, na íntegra da nossa pauta de reivindicações:
1 - Reajuste na carreira, conforme a Lei do Piso, retroativo a janeiro/2014;
2 - Descompactação da tabela salarial já;
3 - Revogação do decreto das progressões (3593/2010) e abono/anistia das faltas de todas as mobilizações;
4 - Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).

Contando com seu bom senso e responsabilidade política,

subscrevemos,

Respeitosamente,

(ass.) Elisabeth Maria Timm Seferin
Coordenadora Regional
SINTE Chapecó”
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 28 de março de 2014

Informe da Estadual do SINTE

SINTE/SC se reúne com Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado

Representantes da Executiva Estadual do SINTE/SC estiveram, dia 26/03, reunidos, em audiência, com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Herneus de Nadal, que, este ano, será o relator do processo de prestação de contas do Governo do Estado.
O pedido da audiência teve o objetivo de abrir o diálogo com o TCE, visando esclarecer as dúvidas do Sindicato, em relação aos gastos com a educação, visto que, desde 1996, as contas do Estado são aprovadas, porém, com ressalvas e recomendações. A inclusão do pagamento dos inativos, nos recursos da educação, é o fato mais polêmico, e já foi denunciado pelo SINTE ao Ministério Público.
Acompanhe a entrevista com o professor Luiz Carlos Vieira – Coordenador Estadual do SINTE/SC, ele conta como foi a audiência com o Conselheiro:


quinta-feira, 27 de março de 2014

Coordenadora Regional do SINTE na Rádio Chapecó



Ouça a íntegra da entrevista desta quinta-feira (27/03), com a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, no Programa Chapecó em Debate, apresentado por Casimiro Roberto, na Rádio Chapecó:

quarta-feira, 26 de março de 2014

Incidente na UFSC: Manifesto da Regional do SINTE de Chapecó

Lamentável, a forma equivocada dos policiais, na abordagem, ao lidar com o conflito envolvendo estudantes e professores, no espaço da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
O professor Paulo Pinheiro, diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, foi atingido por “spray de pimenta”, manuseado por um policial.

terça-feira, 25 de março de 2014

Mais de 30 escolas representadas na reunião da Regional de Chapecó

Mais de 30 escolas estiveram representadas, nesta terça-feira (25/03), na reunião realizada pela Coordenação Regional de Chapecó. Além da Coordenadora Regional do SINTE, professora Zigue Timm, participaram da reunião, o Secretário de Formação Política e Sindical do SINTE/SC, professor Evandro Accadrolli, os Conselheiros da Regional, professores Cleber Ceccon e Zeno Wermuth, juntamente com os membros da Executiva Regional, professores Ronei Grazziolli, Gian Raquel, Fernanda Santin e Jair Antunes.
Os representantes de mais de 30 escolas deliberaram pela mobilização e pela participação da Regional, no Ato Macrorregional do SINTE, que acontecerá, no próximo dia dois de abril, em Chapecó, com paralisação das aulas, no turno da tarde. Conforme avaliação dos participantes da reunião, o Ato Macrorregional de Chapecó será estratégico, termômetro real da mobilização da categoria, para negociação com o governo do Estado.
“Começamos a empreitada, com a paralisação nacional, chamada pela CNTE”, analisou a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó. Conforme a professora Zigue Timm, “estamos conclamando toda a categoria, para que se mobilize e participe do Ato Macrorregional, o qual será muito importante, nesta empreitada em que estamos, com a conclusão na Assembleia Estadual, dia 15 de abril. Que todos/as os/as trabalhadores/as em educação participem, pois a conquista será coletiva”, destacou a líder sindical.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Informe da Estadual do SINTE

SINTE/SC terá audiência com Conselheiro do TCE

Dirigentes da Executiva Estadual do SINTE/SC e outras entidades irão participar amanhã (26/03), às 18 horas, de audiência com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Herneus de Nadal, que é o Relator das Contas do Governo de 2013. O pedido da reunião havia sido feito, na semana passada, e ontem veio a confirmação.
De acordo com o professor Luiz Carlos Vieira, Coordenador Estadual do SINTE, o objetivo da audiência é esclarecer com o Conselheiro o porquê da aprovação, todos os anos, das contas do governo, mesmo com ressalvas e recomendações, visto que o governo não vem aplicando o valor mínimo constitucional de recursos na educação, entre outras irregularidades.

Convênios médicos - valores - União Sindical