Terceirização/privatização da merenda escolar
A terceirização/privatização da merenda escolar foi discutida em audiência pública realizada no dia 17 pela Comissão de Educação, Cultura e Desportos da ALESC, numa proposição da Dep. Luciane Carminatti e do dep. Dirceu Dresch.
A coordenadora do SINTE/SC, Alvete Bedin, e diretores do Sindicato participaram do evento.
Encaminhamentos: fiscalização do processo de privatização/terceirização da merenda na rede estadual; manifestação pública para reforçar o Estado a manter a a suspensão dos contratos com as empresas que atuam na gestão da merenda escolar; apoio aos projetos de lei que tramitam na Alesc relativos à aquisição da merenda na agricultura familiar e agro-ecológicos; gestão articulada entre a SED e secretaria Estadual da Agricultura; SDRs devem se responsabilizar pela compra dos produtos e elaboração do cardápio; debate sobre a importância do nutricionista no preparo do cardápio escolar; concurso público para contratação de merendeiras; cobrar política de incentivo e fortalecimento à agroindústria familiar; investigar o uso dos recursos repassados para a compra da merenda; FNDE deve garantir recursos para as políticas da educação e merenda escolar; normatização de política de alimentação saudável nas escolas.
As condições e a qualidade da merenda foram levantadas pela coordenadora SINTE/SC, Alvete Bedin. “Temos um relatório que mostra a precariedade das cozinhas”. A dirigente defendeu a realização de concurso público para merendeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário