segunda-feira, 27 de junho de 2011

Noticia blog Moacir Pereira dia 27

Colombo: reunião com Justiça e Ministério Público

Durou uma hora a reunião do governador Raimundo Colombo com o presidente do Tribunal de Justiça, José Trindade dos Santos, e o Procurador Geral de Justiça, Lio Marcos Marin. Em análise a retirada dos recursos do Fundeb da base de cálculo para definição da receita líquida do Estado. Trindade e Marin admitiram excluir a verba do Fundeb da contabilidade geral, desde que haja aumento dos percentuais assegurados no orçamento. O governador ficou de examinar a proposta. Técnicos do Tribunal de Justiça e do Ministério Público vão se reunir com a equipe da Secretaria da Fazenda para fazerem simulações e cálculos.
O encontro foi considerado cordial e proveitoso.

Uma segunda-feira movimentada

Uma semana que começa com a insegurança causada pela fuga em massa do complexo penitenciário. A segunda em quatro meses a revelar a inoperância do sistema e mais problemas grave de segurança para a população.
Às 9 horas começou na Assembléia Legislativa a audiência pública para debater a questão do anel rodoviário de Florianópolis. Obra prevista no contrato com a Auto Pista Litoral, que nem foi começada. A Agencia Nacional de Transportes Terrestres e a concessionária da BR-101 devem apresentar o relatório atualizado sobre o novo projeto e o andamento do processo de licença ambiental.
As onze e meia, o governador Raimundo Colombo vai se reunir com os chefes dos poderes para analisar a polemica em torno do Fundeb, o fundo de educação que está sendo contabilizado para efeito de definição da receita liquida e repartição constitucional entre os poderes.
As duas da tarde estará reunido o comando de greve dos professores da rede estadual de ensino. No fim de semana não houve nenhum fato novo. A greve já tem 40 dias. As cinco da tarde, os lideres partidários na Assembléia estarão reunidos com o presidente Gelson Merísio para avaliar algumas medidas na tentativa de acordo. Muito se falou nos bastidores sobre a hipótese de retirada da medida provisória da Assembléia e reabertura das negociações.
As 19 horas a Assembléia Legislativa realiza sessão comemorativa dos 180 anos da imprensa catarinense. Em 28 de julho de 1831, Jerônimo Coelho lançou “O Catharinense”, primeiro jornal do Estado. No Beira Mar Shopping acontece até o fim desta semana a exposição comemorativa dos 25 anos do Diário Catarinense.

Um comentário:

  1. ULTIMAS NOTICIAS DO GOVERNO DE SC
    Governo e professores se reúnem para tentar chegar a um entendimento

    Florianópolis (28/6/2011) - Em atendimento a um pedido da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, reuniu-se com os representantes dos professores em uma nova tentativa de acabar com a greve que já dura 41 dias. O encontro foi realizado no Centro Administrativo, na noite desta terça-feira (28), com a presença do secretário-adjunto Eduardo Deschamps e de cerca de 40 pessoas do comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte).

    O pedido dos deputados partiu após analisar as medidas provisórias (MPs) 188 e 189 e decidiu rejeitá-las e solicitar ao Governo que legalize a questão por meio de um projeto de lei complementar (PLC). As MPs são projetos que podem valer assim que são enviadas para a Assembleia, já os projetos de lei começam a ter validade após serem aprovados pela Casa e só pode perder o valor se revogada.

    Na reunião, Deschamps falou dos esforços do Governo em conversar com a categoria e valorizar os professores, mas que para manter os percentuais da regência de classe em 25% e 40%, esbarra nos limites orçamentários, e que esses índices, que compõem o plano de carreira do magistério, podem ser debatidos no grupo de trabalho, proposto pelo Governo para ser feito nos próximos 180 dias. “Não temos como ir muito além das nossas possibilidades, mas estamos tentando juntos encontrar uma maneira de chegar à proposta que possa fazer parte desse projeto de lei e que corresponda às expectativas da categoria”, afirmou o secretário-adjunto.

    Os representantes dos professores pediram que fossem mantidos alguns adicionais que fazem parte do plano de carreira da categoria. Também entregaram ao secretário-adjunto um documento com solicitações e uma nova tabela. “Vou levar os assuntos abordados na reunião para o grupo gestor, ao secretário Marco Tebaldi e para o governador Raimundo Colombo, e nesta quarta-feira, no período da tarde, vamos nos encontrar novamente com os representantes dos professores”, concluiu Deschamps.

    No Extremo-Oeste, onde está em viagem de trabalho, o governador Raimundo Colombo reafirmou o compromisso em pagar o piso salarial nacional e na valorização da categoria. “Não atuamos contra os professores e entendemos o movimento, mas continuar com a greve é prejudicar a educação de Santa Catarina, as famílias, as crianças e o ano letivo. Peço que os professores voltem à sala de aula para normalizar essa situação e tranquilizar a todas as crianças e famílias. Vamos continuar conversando para melhorar cada vez mais a educação”, afirmou o governador.

    Secretaria de Estado de Comunicação

    ResponderExcluir

Convênios médicos - valores - União Sindical