sábado, 18 de junho de 2011

Professora Reane Pallaoro para os Deputados Estaduais

Olá! Com licença, perdão pela invasão virtual mas, permita-me que me apresente... chamo-me Reane... Reane Pallaoro... resido em Chapecó e faço parte do quadro do Magistério Público de SC... sou educadora,  professora, e daquelas profissionais comprometidas com o ofício que escolhi e que, com muita competência procuro desempenhar. E é na qualidade de funcionária pública, educadora, cidadã e eleitora que venho SUPLICAR (sim, por mais que me doa ter que escolher essa palavra, é essa a que melhor se aplica ao que nos tem sido imposto nos últimos tempos) para que o/a senhor/a, que está atualmente na posição de Deputado/a Estadual, NÃO VOTE NA MEDIDA PROVISÓRIA QUE DÁ FIM AO PLANO DE CARREIRA DA CATEGORIA PROFISSIONAL A QUAL PERTENÇO. É este o teor do texto/carta que abaixo encontrarás. Se não houver de sua parte, algum nível de interesse e  comprometimento com o assunto, por favor, esqueça, delete este e passe para outro e-mail, todavia se for o contrário, se nossa causa lhe interessa, prepare-se, são muitas linhas e alguns tantos argumentos... desde já agradeço pela paciência, se a tiveres.
Como já é de conhecimento geral, a palavra final do Governador acerca do impasse existente entre o Governo do Estado e o Magistério deste mesmo Estado somente será dada após reunião entre o Governador e os senhores Deputados da Tríplice Aliança que, sabemos, é maioria na Assembleia e que segundo informações, acontecerá amanhã, segunda-feira, dia 13/06.
Portanto, independente de seu partido, SUPLICO (não deveria, pois não peço cá favor algum, apenas o que é justo, mas devido às circunstâncias, suplicar é o que me resta, e se é esta a arma que tenho, é com ela que vou lutar, paciência)... suplico para que, independente de seu partido, o/a senhor/a faça o que é correto, justo e que, neste momento, atende ao clamor social. Todos sabemos que há outros segmentos que urgem de mudanças, melhores salários, enfim, nada mais justo que outras áreas sejam atendidas, aos poucos, mas ESTE MOMENTO É O MOMENTO DA EDUCAÇÃO, É ELA QUE ESTÁ EM FOCO, É ISTO QUE ESTÁ POSTO E É ISTO QUE URGE DE SOLUÇÃO E FAVORÁVEL PARA A CLASSE DOS PROFESSORES! Confesso que outras áreas  essenciais aqui em nosso estado me preocupam muito, mas ao mesmo tempo que vem-me a preocupação, sinto segurança e tenho o alento de lembrar que, da mesma forma que algumas máscaras caíram e algumas verdades apareceram na área da Educação e em relação às verbas a ela destinada, aos poucos outros “podres” virão à tona nessas outras áreas e,tenho fé de que a própria sociedade se encarregará de “limpar” esses erros e encaminhar cada área, cada cálculo e cada destinação de verbas ao seu destino mais adequado, justo e possível, exatamente como está acontecendo com o Magistério agora.
E peço (ou melhor, suplico, faço questão de reiterar... solicitar, requerer, pedir, argumentar, isso tudo já fizemos, já passamos todas estas etapas, agora é a vez da “súplica” insisto... e que constrangimento sinto em ter que “suplicar” por algo tão coerente)... bem, peço (em súplica) para que o/a senhor/a considere que existem algumas razões bem primárias e de compreensão extremamente simples para que os senhores Deputados fiquem ao lado do Magistério Estadual neste momento, a despeito dos partidos que representam... há algo bem maior em jogo aqui...  cabe lembrar que, acima dos partidos que os elegeram, estão os eleitores que depositaram os votos favoráveis ao sucesso de seu pleito... e estes eleitores podem (ou não, depende de seu posicionamento) ficar muuuuito decepcionados com a sua atuação... As razões que falo (e que, diga-se de passagem, existem, são fatos) e que referi acima que são extremamente primárias são, basicamente as seguintes:
- Não há mais como se iludir que estamos fracos, que nossa greve é passível de desarticulação... o magistério está e continuará em greve e sentindo-se ainda mais fortalecido a cada nova negativa do Estado. Não iremos recuar por tão pouco como algumas mentes supõem... Isso não é sonho, é fato, constatado recentemente na Assembleia da última quinta-feira. Ponto pacífico!
- Temos a coletividade ao nosso lado, especialmente os pais dos nossos alunos, e independente do tempo que esta greve precise durar. São esses pais e essa sociedade que estão ajudando a alimentar a nossa causa, a nossa pauta e por uma razão simples demais: professores, ao longo dos anos tem feito um excelente trabalho, estão educando e formando cidadãos realmente críticos, partícipes e com senso de justiça e coletividade, como preconiza a nossa Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Trabalhamos direitinho e, penso que, também graças à isso, os pais e a sociedade compreenderam perfeitamente que acabar com o Plano de Carreira  do Magistério Catarinense significa incorrer em conseqüências que serão das famílias, dos indivíduos, das empresas, da coletividade, enfim... sou professora e também tenho filha que estuda em Escola Pública (EEB Bom Pastor - Chapecó) e, por ser assim, me sinto "agredida" duas vezes pelo Governo do meu Estado, como profissional e como mãe/cidadã. Quando falamos em achatamento do Plano de Carreira, já não estamos falando “só” de professores, é notório e previsível que o “estrago” será geral e, felizmente, a sociedade já entendeu isso direitinho... Isso também não é sonho, é fato, constatado, basta andar pelas ruas e conversar com as pessoas. Mais um ponto pacífico!
- A Lei (e as diversas interpretações que possa ela ter) nos favorecem. Não há o que discutir. É Lei (Federal, diga-se de passagem), e não cumprir a Lei incorre em conseqüências sérias. Certo ou errado? Funciona assim conosco, pobres mortais, não deve ser diferente com ilustres mortais como o Governador do Estado, o Secretariado e os Conselhos que os acompanham e  também com cada um dos senhores que nos próximos dias terão a GRANDE RESPONSABILIDADE de votar a tal da Medida Provisória que tantos estragos pode causar. A Lei, o certo, o justo, o correto vale para todos, de igual forma. Isso também não é sonho, é fato... basta ser minimamente informado para saber. Outro ponto pacífico!
- A sociedade catarinense já sabe que o dinheiro foi repassado para ser investido na área educacional e não foi nela gasto... e também já sabe quem (quais setores) ficou com estes valores... Se bem me lembro isso tem um nome... e isso é grave, vocês sabem! Muito grave! Também não é sonho, são afirmações embasadas em dados sérios e, o melhor, oficiais. Ponto pacifico novamente, é outro fato!
- A sociedade catarinense também já sabe (porque informou-se e foi inteirada dos CÁLCULOS) que há sim recursos financeiros para contemplar o piso, garantindo o Plano de Carreira. Não se aceita esse argumento como justificativa, esqueçam isso. Também não é sonho, estamos falando de dados oficiais, alguns dos colegas dos senhores inclusive participaram da “garimpagem” destas informações e elas são bem reais. Ponto pacífico!
- Por fim, penso eu que A RAZÃO MAIS IMORTANTE PELA QUAL OS/ SENHORES/AS DEVERIAM VOTAR CONTRA A MEDIDA PROVISÓRIA É ALGO QUE É SEU, INERENTE AO SEU CARGO, QUE NÓS LHE CONFERIMOS E QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE LHE FOI CONFERIDO, O/A SENHOR/A NÃO PODE MAIS TRASFERIR. Sim, responsabilidade, e das grandes... é o que o senhor/a tem nas mãos... Nós, professores e sociedade, estamos informados, fortalecidos etc. e tal... mas o VOTO NÃO SERÁ NOSSO, QUEM PODE VOTAR AÍ POR NÓS É O/A SENHOR/A. Seu voto nessa Medida Provisória terá uma conseqüência importante, essencial, eu diria, que pode ser desastrosa ou excepcionalmente favorável à sua carreira política e à sua atuação/condução moral, ética e humana. Pense! Re-pense! Faça a coisa certa! Seja ético e ao mesmo tempo aproveite a excelente oportunidade que está se apresentando de subir vertiginosamente no conceito daqueles que o elegeram (e até daqueles que mesmo não lhe tendo votado favoravelmente, poderão sentir-se bem motivados à isso, em pleito futuro, a contar pela sua postura neste episódio do magistério catarinense, que ora me refiro).
Ser justo, correto e honesto neste momento significa ser tambémINTELIGENTE... isso não é fantástico?! Você vai perder esse momento histórico de tornar público seu senso de justiça, honestidade  e inteligência ou perpetuar uma imagem de injusto, de alguém conivente com desvio de verbas, d e desonestidade, de falta de ética, e como se não bastasse também desprovido de inteligência (pra não usar aquela outra palavra tão chula e indelicada). Sim, senhores/as, votar contra o Magistério Público de SC neste momento tem essa força, esse peso todo, sim... podem crer!
Somos PROFESSORES, SERES INTELIGENTES, PENSANTES, ARTICULADOS, INFORMADOS, POLITIZADOS (obviamente que falo da maioria, não da totalidade da categoria, mas assim é a nossa maioria)... nossa profissão nos permite interferir nos destinos de cada pessoa e nos destinos do nosso Estado e do nosso país. Somos grandes, somos fortes, temos muito valor... Não subestimem a nossa força e capacidade... e reflitam se nos preferem a favor ou contra? A pergunta que deixo é esta, simples assim... e simples também será a resposta... o seu voto será a sua resposta à esta minha indagação.
Aos que leram até o final, muitíssimo obrigada pela leitura. Acompanharei, assim como todos os meus colegas de profissão, QUAL SERÁ O SEU VOTO E SUA POSTURA DIANTE DESTA NOSSA BUSCA.
Excelente semana, e que Deus ilumine seu trabalho, conferindo-lhe sabedoria para conduzir seu ofício com competência, boas condições de trabalho, ética e remuneração justa, exatamente como buscamos nós, professores do Estado de Santa Catarina.
Professora Reane Pallaoro
reanep@gmail.com (49) 8831-9622

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical