terça-feira, 31 de março de 2015

Informe da Estadual do SINTE

MP 198 volta à ALESC mas é rejeitada pela CCJ

Com 4 votos pela inadmissibilidade e 3 pela aprovação, a MP 198, que altera a contratação e a remuneração dos ACTs, foi derrubada na manhã de hoje, 31/03, na Comissão de Constituição e Justiça. A volta da matéria à CCJ pegou os trabalhadores em educação de surpresa, mas, mesmo assim, um grupo de professores/as e lideranças sindicais estava acompanhando a sessão, e fez apitaço, no hall de entrada da Assembleia Legislativa. Os deputados se disseram em posição desconfortável, diante do magistério, e culpam o Centro Administrativo, pela maneira como a proposta foi enviada ao Legislativo.
Com a possibilidade de a medida ser encaminhada para apreciação no plenário, os trabalhadores em educação se mobilizaram pelas redes sociais, e lotaram as galerias da casa. O Comando de Greve do SINTE estava em Lages, para primeira reunião de trabalho. Entretanto, ao saber de uma possível votação pela admissibilidade, pelos parlamentares no plenário, imediatamente, decidiram voltar à Capital, para unir-se aos demais trabalhadores, na mobilização. Diante da pressão, a medida provisória nem foi colocada na pauta da sessão de hoje, mas poderá voltar amanhã, prazo final. Após isso, a MP é arquivada, mas o governo ainda pode reeditá-la, após 60 dias da publicação. Os trabalhadores continuarão mobilizados na ALESC.
A reunião do Comando de Greve foi remarcada para amanhã de manhã, 01/04. Os representantes no Comando de Greve farão avaliação do movimento e os encaminhamentos das mobilizações para os próximos dias, por todo o Estado. De acordo com o Coordenador Estadual do SINTE/SC, Luiz Carlos Vieira, a greve vem ganhando cada dia mais adesões e apoios de várias entidades que desejam uma verdadeira mudança na educação do Estado, bem como a valorização de seus profissionais. Os trabalhadores em educação estão cada vez mais indignados com a posição do governo, que não sinalizou nem com a retirada da MP 198 na ALESC, mesmo após a derrota na Comissão de Constituição e Justiça, fruto da mobilização e determinação da categoria, neste período em que a MP poderia ser votada.
Além dos professores, pais e alunos estão participando das atividades e atos da categoria, em todo o Estado. O SINTE criou a campanha #grevesemmedo - acompanhe pelas redes sociais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical