domingo, 31 de maio de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Aos 68 dias de greve SINTE se reúne com governo para tentar reabrir as negociações

Representantes do Comando de Greve, CNTE, ALESC e governo reuniram-se, ontem, às 9 horas, na Fundação Escola de Governo – ENA -, em Florianópolis. O encontro foi intermediado pela CNTE, numa tentativa de reabertura de negociações, uma posição também defendida pelo representante da Assembleia Legislativa, Adelcio Machado, que reafirmou que a negociação não pode partir do zero, como apontou o governo, pois, até então, desde as mesas de 2011, os debates não chegaram a lugar nenhum. O governo afirmou que a minuta do termo de acordo, que foi rejeitada na Assembleia do dia 15/05, zerou o processo, e que, no momento, não tem nada para apresentar, mas que deve iniciar uma nova fase de negociações.
O Comando reafirmou que o governo não pode ignorar o processo que foi construído até o momento, e isso é o extremo. A categoria rejeitou o termo de acordo, por que não confia em uma mesa de negociação, vejamos os exemplos anteriores, que não evoluíram, e foi apenas enrolação, por culpa do próprio governo, que não se acertou internamente, para homologar as decisões da mesa de estudos, após a greve de 2011.
Marta Vanelli, Secretária Geral da CNTE, disse que a discussão da carreira não é simples, e tem dúvidas se, em 30 dias, a mesa tem condições de discutir com profundidade, é um desafio. Além disso, temos que ter como horizonte a Meta 17 e 18 do PNE. Quanto à carreira/tabela, existem várias questões que necessitam ser definidas, tais como: prazo de implantação, dispersão da carreira, reenquadramento, percentual entre os níveis e referências.
O representante da ALESC, Adelcio Machado, afirmou que não devemos deixar que a mesa se perca, temos que aproveitar essa oportunidade, e não existe outra forma de resolver a questão da carreira e da greve. A responsabilidade de resolver o problema é nosso, ninguém vai solucionar.
O Comando de Greve Estadual deve avaliar a audiência, em reunião marcada para a próxima segunda-feira, 01/06, em Campos Novos, e divulgar nota política sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical