quarta-feira, 27 de maio de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Nota Política: Substituição de grevistas

O SINTE/SC, entidade sindical que representa os trabalhadores em educação do Estado, vem a público repudiar veementemente a ação do governo, de substituição dos/as professores/as em greve, um ato arbitrário que vai na contramão das garantias constitucionais acerca do direito de greve (art. 9 e 37) e descumpre a legislação que regulamenta esse direito (Lei 7.783/89), sendo vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos. Essa postura do governo desobedece, inclusive, a decisão do TJ que proíbe sanções administrativas aos trabalhadores em greve, uma vez que a greve é considerada legal.
A ação de substituição de grevistas adotadas pelos governos de Santa Catarina, São Paulo e Paraná segue a receita já usada na década de 1980, e se baseia na legislação estadual anterior à Carta Constitucional de 1988 e da Lei de Greve de 1989, cujo objetivo era impedir a livre organização dos/as trabalhadores/as, que lutavam por melhores condições de vida, e pelo restabelecimento da democracia.
Sua estratégia é montar um palco de guerra, para coibir a luta dos/as trabalhadores/as em busca de seus direitos. Esta forma de agir demonstra despreparo e descompromisso, no trato com a categoria e com a educação, pois não se resolve o conflito com a punição dos grevistas, mas, sim, com uma negociação decente com a categoria.
O governo foge à sua responsabilidade para com a educação, que, além de não respeitar os/as trabalhadores/as que estão em greve, não leva em consideração a qualidade da educação oferecida aos/as alunos/as, uma vez que contrata pessoas que não são profissionais, e usam o magistério como bico, depreciando a educação.
Por isso, o SINTE/SC repudia esta ação, e não reconhece este tipo de contrato, pois o efeito desta prática, dentro do espaço escolar, é desastroso, uma vez que a contratação destes/as substitutos/as não leva em consideração a formação dos/as contratados/as, e seu objetivo é simplesmente colocar alguém em sala, para garantir o ano letivo. Para nós, isso é inaceitável, pois nossa política sempre foi em defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade.
É necessário que não permitamos a implementação desta política que compromete esta e futuras mobilizações. Neste sentido, orientamos as Coordenações Regionais que continuem as ações nas GEREDs para impedir que as vagas sejam escolhidas, medida que impede o efeito da greve, que é justamente a paralisação das atividades escolares.
O SINTE/SC também encaminhou ação judicial, com pedido de medida liminar, para que seja declarada pela Justiça a ilegalidade desta medida, com a nulidade de todos os seus efeitos e hoje, o desembargador Jorge Luiz de Borba concedeu a medida liminar requerida pelo SINTE/SC para impedir a contratação de professores temporários para substituir aqueles que fazem greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical