terça-feira, 3 de novembro de 2015

Informe da Estadual do SINTE

Negociamos, mas não levamos (em resposta às declarações do governo ao ND)

Em mais uma de suas declarações, desta vez, para o Jornal Notícias do Dia, do dia 23/10, o secretário da Educação Eduardo Deschamps tenta justificar a proposta do governo, sobre o Plano de Carreira do Magistério Público Estadual. Contudo, sem ouvir a contrapartida dos/as trabalhadores/as, tal veículo de comunicação, em nossa opinião, tornou-se, no mínimo, tendencioso.
O secretário afirma que, após a greve, nas rodadas de negociação, o governo cedeu ao Sindicato, em vários pontos, como a manutenção do nível médio na Carreira, a equivalência do/a professor/a ACT (Admitidos em Caráter Temporário), nos níveis iniciais de Carreira, bem como a diferença de 50% entre o/a professor/a efetivo/a com nível superior e o médio. Quanto à negociação, o Sindicato e o governo acordaram com uma agenda que iniciaria no dia 06 de junho, e não deveria ultrapassar os 60 dias, no entanto, se arrastaram até o dia 10 de setembro. Como se não bastasse, os pontos mais importantes do processo de negociação, que haviam sido acordados na mesa, como os percentuais entre os níveis e referências, os percentuais de reajuste anual que contemplariam a dispersão, prazos e valores a serem pagos até 2018, foram totalmente modificados.
No que se refere à manutenção do nível médio, na estrutura da Carreira, a proposta do governo era criar uma tabela paralela para os/as profissionais de nível médio e licenciatura curta, colocando-os/as em uma Carreira em extinção, manobra que atingiria basicamente os/as aposentados/as. Desta forma, o governo não reconheceria mais a Lei do Piso, que estabelece como parâmetro de Carreira, os/as profissionais de nível médio. Assim, estaria desobrigado que sua aplicação fosse feita na Carreira.
Quanto aos/as ACTs, a proposta do governo era a sua contratação como horistas, ou seja, seriam pagos por aula ministrada, e instituía um abono por produtividade. Por isso, estes/as profissionais, que já trabalham em situação precária, teriam seus salários reduzidos, e sua situação seria ainda mais complicada.
O SINTE/SC defende os direitos de todos/as os/as trabalhadores/as em educação, não importa qual sua situação funcional, pois entendemos que todos/as fazemos parte do processo educativo, e não podemos permitir que sejamos tratados/as de forma diferenciada. A estrutura da tabela que estabelece o percentual de 50% entre os níveis médio e superior é o mínimo que podemos aceitar, uma vez que a LDB estabelece que só podem participar de concurso de ingresso, profissionais que tenham curso superior. Esta é uma forma de garantirmos melhor qualidade em nossa educação, e termos profissionais com formação específica na área em que atuarão. Lembramos, também, que seguimos a linha do que está sendo discutido nacionalmente para as diretrizes de Carreira do Magistério.
Na questão da incorporação da regência de classe, o secretário afirma que o Piso deveria ser o menor salário a ser pago pelo Estado, e que não é possível fazer a descompactação, sem a incorporação da regência. Esquece o secretário que as políticas de governo, em Santa Catarina, nunca tiveram como prioridade valorizar o magistério.  O que sempre foi feito foi arranjo de penduricalhos, para economizar verbas, sem que, em nenhum momento, fosse estabelecida uma política salarial que elevasse o valor do Piso inicial, e valorizasse os/as trabalhadores/as da educação. Agora, o governo quer usar o que temos, para aumentar nominalmente o valor inicial do salário, e, assim, se abster de aplicar o reajuste anual do Piso. Seu objetivo principal é deixar de dar reajuste aos profissionais em início de carreira, até que o valor do piso atinja os R$2.397,00. Por isso, entendemos que esta proposta sequer deveria ser cogitada.
A fala do secretário, quando se refere à criação de dois novos níveis na tabela, para incentivar profissionais em condições de aposentadoria a continuarem trabalhando, beira o ridículo, uma vez que, na realidade, esses/as trabalhadores/as só permanecerão na ativa, porque não será levado em consideração seu tempo de serviço, no enquadramento da nova Carreira. Desta forma, serão obrigados/as a trabalhar mais tempo, para poder atingir o final da Carreira, ao se aposentarem. Ao nosso ver, isto não é incentivo - é castigo.
O governo consolidou o Plano que lhe interessa, mas não interessa a categoria. Não aceitaremos uma proposta, cujos percentuais estão muito abaixo do que é justo, e os prazos de implementação são mais longos que o carnê das “Casas Bahia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical