quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Informe da Estadual do SINTE

SINTE participa de Encontro do
Coletivo Antirracismo da CNTE

O racismo nos meios de comunicação foi o tema da reunião desta terça-feira (213/2), no Coletivo Antirracismo Dalvani Lelis, da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), com representantes de 16 estados. O SINTE/SC esteve representado por Rubens Luvinson, Secretário de Políticas Sociais e de Gênero, e Claudete Mittmann, Secretária de Imprensa e Divulgação.
“Nós estamos em uma grande articulação nacional, fazendo com que as escolas e os educadores possam ter instrumentos, para repassar para os alunos, para ajudar no combate ao racismo. Com mais informação e com a organização da sociedade, nós vamos garantir a chegada dos negros à escola, a permanência e a saída com sucesso, pois achamos que a escola, a educação, é o grande espaço para se debater e se combater o racismo”, explica a secretária de Combate ao Racismo da CNTE, Ieda Leal.
Os educadores estiveram em Brasília, para debater o papel da educação, para o fim do preconceito, com foco na internet e outras mídias. O Doutor em Educação Edson Lopes Cardoso falou sobre como grandes veículos podem deseducar, ao negar o protagonismo do negro: “A grande mídia tradicionalmente invisibiliza a presença da população negra, no conjunto da população brasileira. Com isso, ela simplesmente nega a possibilidade de condições de existência real dessa população, de estratégias de sobrevivência, de enfrentamento ao racismo, que não são de interesse da grande mídia”.
Segundo Cardoso, a mídia tradicional deseduca: “Em um grande veículo, com novelas, por exemplo, você vê a distorção do protagonismo, a redução do negro a uma minoria eventual, periférica, de uma população que não é minoritária, sem destaque, cujos talentos e vocações não têm possibilidade de se desenvolver. Você tem, na grande mídia, o negro em uma situação lateral, menor, de quem, a rigor, deveria ser central, por conta de sua presença na sociedade brasileira. Essa representação minoritária, quase desprezível, da população negra é uma grande distorção”.
Ele também destacou o crescimento de conteúdos independentes:“O quadro, hoje, permite, graças às inovações trazidas pela internet, que, paralelamente, você tenha redes, instituições e indivíduos dando uma visibilidade muito maior a esses temas do que a mídia tradicional. Há uma tensão muito grande, entre o silêncio e a invisibilidade, nos grandes veículos, e uma presença crescente, através de meios de divulgação pela internet, de produção de imagem e conteúdos dos próprios negros, vinculados diretamente às suas condições de existência”.
Para o professor, é preciso fazer o exercício da consciência crítica, nas escolas: “Em sala de aula, com um tema como racismo, a presença do negro, e a sua contribuição na sociedade brasileira, é possível estimular o conjunto dos alunos ao exercício da crítica aos meios de comunicação, aos padrões de beleza impostos como únicos, a referências exclusivas ao continente europeu. A crítica à mídia é extremamente enriquecedora, para os processos educativos e para o desenvolvimento de uma consciência cidadã plena”.
Também, foi pauta do Encontro, o Seminário Nacional, marcado para 12 a 14 de maio, em Belo Horizonte/MG, que vai discutir formas de combate ao racismo, com troca de experiências e organização de projetos, para aprimorar a atuação dos trabalhadores em educação, nas escolas. O tema “Já falei 10.639 vezes que racismo é crime” faz uma referência à lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.
Segundo Ieda Leal, a ideia é contribuir com a luta contra o preconceito racial: “Traremos educadores com acúmulo de experiências, no combate ao racismo, e representantes de trabalhadores de todos os estados, para fazermos um tratado dentro da educação. Usando o número da lei que modificou a LDB, queremos fortalecer sua importância, e também reforçar o que já falamos muitas vezes, que racismo é crime, e que as pessoas que praticam o racismo devem ser punidas”.
 
 
 
 

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