sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Informe da Estadual do SINTE

X Congresso do SINTE dia 06/12

A manhã de hoje começou com a apresentação da Orquestra de Violões com alunos de Escolas do Estado e Município, regidos pelo Profº Edinho. Logo após o Grupo de Teatro da EEB Gonçalves Dias apresentou uma peça sobre preconceito e bullying dentro das escolas.
Iniciou-se então o painel de política educacional com os palestrantes João Zafalão – Profº História e Diretor da APEOESP, Marta Vanelli – Sec. Geral da CNTE e Pedro Uczai – Deputado Federal. Em pauta, as discussões sobre os rumos da educação, a níveis estadual e federal, o Piso Nacional e a intenção dos governadores em rebaixar o indexador de reajuste, que hoje é calculado com base no custo/aluno, para INPC, o que traria grandes prejuízos para a valorização do magistério, desta forma, a necessidade de mobilização da categoria. Também, foi debatido os 10% do PIB para a educação, o financiamento da mesma, em especial, citando as universidades (ProUni e FIES).
Outro assunto em questão foi a necessidade de os trabalhadores/as estarem atentos ao pacotaço que o governo enviou ao legislativo, o qual pode alterar até mesmo o estatuto do funcionalismo público. Além disso, a questão da implantação da meritocracia também foi discutida. Na sequencia das palestras, foi aberta fala de 3 minutos para 10 inscritos.
Após o almoço, os trabalhos começaram, com apresentação cultural, e, logo em seguida, das 5 teses e suas propostas, sendo que cada representante teve 10 minutos para defendê-las. Os grupos que elaboraram as teses são Ação e Luta, Movimento SINTE pela Base, Esquerda Marxista, Resistir e Conquistar e ArtSinte.
Depois da apresentação das teses, todo o plenário se deslocou para a EEB Gonçalves Dias, para os trabalhos em grupo, 10 no total, estes que serão divididos da seguinte forma:
Grupos 01 e 06 – Conjuntura
Grupos 02 e 07 – Educacional
Grupos 03 e 08 – Plano de Lutas
Grupos 04 e 09 – Gênero e Combate ao Racismo e Discriminação
Grupos 05 e 10 – Estatuto
No encontro de setores, as discussões foram sobre os temas: aposentados, especialistas/assistentes, questão racial, mulheres e LGBT.
Todos os encaminhamentos dos trabalhos em grupo e setores serão apresentados na plenária de amanhã, quando serão votados pelos delegados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical