segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Informe da Estadual do SINTE

Nota dos Delegados presentes na Plenária Final do X Congresso do SINTE/SC

Os delegados/as presentes na Plenária final do X Congresso do SINTE/SC vem a público esclarecer aos seus filiados/as a respeito dos fatos ocorridos durante o X Congresso Estadual, onde um grupo tomou a decisão de se retirar do plenário, por discordar da forma estabelecida para as intervenções na plenária final.
A decisão do grupo, não levou em consideração que a base ao elegê-los delegados nas assembleias regionais, lhes outorgou a responsabilidade de participar como seus/as representantes para discutir debater e deliberar questões fundamentais para a categoria.
Esclarecemos que: Sempre defendemos de forma incondicional toda a categoria e não costumamos fugir ao debate e costumamos fazê-lo de forma responsável e coerente, pois entendemos que para além de nossas convicções políticas estão os interesses da entidade e de seus/as filiados/as.

Obs: Esta nota foi deliberada, escrita, lida e aprovada pelos Delegados que permaneceram até a plenária final.


NOTA EM DEFESA DA VIDA DO PRESIDENTE DA FETEMS

Os delegados e delegadas presentes no X Congresso Estadual do SINTE/SC, vem a público cobrar das autoridades Federais e do Estado de Mato Grosso do Sul, imediata investigação às ameaças de morte sofridas pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul – FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, bem como medidas protetivas ao sindicalista, que se encontra engajado na luta contra a pretensão de fazendeiros de arrecadarem fundos para a compra de armas e a contratação de seguranças armados para enfrentar os indígenas no Estado.
As ameaças sofridas por Roberto Botareli assemelham-se a outras que sindicalistas de todo país estão submetidos, por estarem engajados na luta contra desmandos de grupos reacionários que insistem em afrontar a lei e os direitos humanos no país.
Reiteramos o pedido ao Ministro da Justiça e à Presidência da República, para que a Polícia Federal e outros órgãos de repressão a crimes federais intercedam nas investigações às ameaças sofridas pelo presidente da FETEMS, uma vez que os indícios dos fatos vinculam tais ameaças à preocupante luta dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul.
O SINTE/SC espera que medidas urgentes e eficazes sejam tomadas pelas autoridades competentes, a fim de proteger a vida de Roberto Botareli e de garantir os princípios do Estado Democrático de Direito na questão que envolve a disputa de terras indígenas no país, em especial em Mato Grosso do Sul.

Fraiburgo, 07 de dezembro de 2013

X Congresso Estadual do SINTE/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical