sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Marcelino Chiarello foi homenageado no X Congresso Estadual do SINTE



O professor Marcelino Chiarello foi homenageado, no X Congresso Estadual do SINTE. A homenagem foi prestada, juntamente a outros professores falecidos, logo após a abertura do grande evento. Quem apresentou a homenagem foi a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, que leu uma breve biografia do companheiro de tantas lutas e conquistas da categoria:
“O professor Marcelino Chiarello nasceu no dia 12 de setembro de 1969, em Caxambu do Sul (SC), tendo desenvolvido a sua vida social, profissional e política , em Chapecó, onde faleceu (brutalmente assassinado), em 28 de novembro de 2011. Estudou no Seminário Diocesano de Chapecó, onde foi mais um de tantos líderes que entendeu a mensagem do grande Mestre Dom José Gomes: “Não desistam nunca, toquem em frente”.
Marcelino cursou Teologia, em São Paulo, Filosofia, em Curitiba, e História, na Unoesc/Chapecó. Filho de Aquiles Chiarello e Dovir Angelina de Mello Chiarello. Irmãos: Irene, Cláudio, Melânia, Silvânia, Sidônia, Clóvis, Claudir, Pedro Paulo (Marcelino) e João Carlos. Casado com Dione Guarnieri Chiarello, com quem teve o filho Eduardo. Quando criança, Marcelino Chiarello queria ser engenheiro. Gremista, sempre gostou de jogar futebol, jogava nos potreiros. Como centroavante, gostava de fazer o chamado “gol de letra”. Para se manter no Seminário, durante as férias, trabalhava na colheita de feijão, nas lavouras da região. Chegou a tornar-se sacristão, auxiliando nas missas.
Marcelino Chiarello foi professor de Filosofia e História da rede pública estadual, e sempre lutou, incansavelmente, pela melhoria da educação pública, seja no que refere à remuneração do magistério, como na melhoria das condições pedagógicas e de estrutura física, nas unidades escolares. Sempre teve forte atuação no movimento sindical, junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. Estava exercendo o segundo mandato, como vereador, em Chapecó, onde sempre defendeu a correta e transparente aplicação dos recursos públicos. Marcelino Chiarello sempre focou sua vida em valores humanistas, na ética, na justiça social e na defesa da vida.
 A fé de Marcelino era inabalável, dando-lhe forças, para trabalhar sempre pela comunidade. Sempre brincalhão, o professor Marcelino era amigo de todos. Quando defendia seus posicionamentos e ideais, tornava-se sério e irredutível, defendendo os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras - bússola de toda a vida pública que manteve.
Calaram a voz de Marcelino Chiarello, mas muitas vozes levantam-se, para continuar a luta pela justiça social, com o Pai nosso e com o pão nosso da cada dia...”
Também, em homenagem ao professor Marcelino, foi apresentado o vídeo:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical