terça-feira, 15 de setembro de 2015

Informe da Estadual do SINTE

SED divulga lista de Planos de Gestão aprovados e reelege grande parte dos/as diretores/as

Para o SINTE/SC, não é novidade que a grande maioria dos Planos de Gestão, aprovados pela SED, pertencia a figurinhas marcadas e carimbadas, nas direções das escolas. Isso porque a Gestão Democrática, feita a partir de eleições, com participação da comunidade escolar, anunciadas pelo governo, não passou de um engodo, com intenção de maquiar a realidade da continuidade da escolha política para o cargo.
Este governo, que se diz tão democrático, impediu, inclusive, trabalhadores/as em educação grevistas de se candidatarem, que não tiveram seus Planos de Gestão aprovados, em virtude das faltas de greve, estas que já haviam sido negociadas na mesa com o SINTE/SC. Dizer que pais, alunos e estudantes têm peso no voto (que, aliás, é diferente para cada um) é mais uma prova da farsa. Isso porque o “canetaço” final fica com o secretário Eduardo Deschamps.
Sendo assim, o que podemos dizer é que, mais uma vez, a educação está nas mãos de apadrinhados políticos, mantendo a concentração do poder, para que o Estado continue controlando, com mãos de ferro, os cargos de direção, e estes continuarem assediando os/as trabalhadores/as em educação que se atrevem a lutar, ou manifestar sua contrariedade, diante de tanto descaso com o magistério e as escolas.
O SINTE/SC repudia este modelo de gestão democrática de fachada, e reafirma sua defesa de eleições diretas, com garantia da participação da comunidade escolar, com votos do mesmo peso, que todos os trabalhadores/as em educação tenham oportunidade de participar, e que se escolha o melhor projeto pedagógico, com diretor/a escolhido/a no voto, e não aqueles que trazem mais votos aos seus padrinhos políticos, apenas para garantir seus cargos de confiança, sem qualquer comprometimento com uma educação de qualidade e para todos.
Veja aqui a nota da SED: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/6698-edineia-rauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical