terça-feira, 20 de outubro de 2015

Comissão define novo calendário de tramitação do Plano Estadual de Educação

(Texto: Ludmilla Gadotti – Foto: Solon Soares/Agência AL)

Os parlamentares integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa têm até o dia 26 de setembro para a apresentação de emendas ao Projeto de Lei (PL) 227/2015, que trata do Plano Estadual de Educação. A deliberação do parecer do relator da matéria, deputado Valdir Cobalchini (PMDB), está prevista para 3 de novembro. A expectativa é votar a proposição em Plenário no dia seguinte (4).
O novo calendário de tramitação do Plano Estadual de Educação, projeto de iniciativa do Executivo que estabelece as 10 diretrizes e 19 metas do setor educacional catarinense pelos próximos dez anos, foi acatado pela comissão de mérito, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (20).
Cobalchini lamentou o curto prazo para aprofundar o debate sobre o Plano Estadual de Educação na comissão de mérito. "Fica a minha reclamação e reflexão. A Comissão de Finanças demorou para deliberar a matéria e a comissão de mérito fica prejudicada", disse o presidente do colegiado. "É a primeira oportunidade que Santa Catarina tem de discutir de forma ampla as metas para a educação. O plano tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação em nosso estado, e a nossa proposta é aprimorá-lo. É um trabalho feito desde o dia 16 de junho, quando o projeto foi protocolado na Casa. Agora temos quinze dias para concluir o relatório", acrescentou.
A queixa de Cobalchini foi compartilhada pelos deputados Luciane Carminatti (PT), Serafim Venzon (PSDB) e Natalino Lázare (PR). "Peço para que no dia 3 de novembro tenhamos tempo para debater emenda por emenda e suas consequências. Que tenhamos liberdade para discutir, com responsabilidade, o que é fundamental. Que não façamos daqui uma extensão do Executivo", ressaltou Luciane, vice-presidente da comissão.
O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e retornou ao colegiado para a apreciação de oito emendas ao texto, realizadas no âmbito da Comissão de Finanças e Tributação. Caso a Comissão de Educação também aprove emendas ao PL, a matéria deve ser reanalisada pela CCJ antes de seguir para deliberação em Plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical