A
comunidade da Escola de Educação Básica Pedro Maciel está mobilizada, desde que
recebeu o anúncio, através da Gerência Regional de Educação de Chapecó, que a
Secretaria de Estado da Educação fará reordenamento do ensino médio noturno,
extinguindo as cinco turmas da noite, naquela unidade escolar. Ontem à noite,
foi realizada reunião, onde trabalhadores/as em educação, estudantes e pais
manifestaram-se contrários ao reordenamento. Participaram da reunião, em apoio
àquela comunidade escolar, a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó,
professora Zigue Timm, e os vereadores professor Cleber Ceccon e Marcilei
Vignatti.
Durante
a reunião, diversos participantes usaram da palavra, destacando,
principalmente, os transtornos que podem ser causados pela extinção das turmas
noturnas. Toda a comunidade escolar está indignada com o descaso do governo do
Estado, que, quando anuncia o reordenamento, demonstra indiferença com a vida
escolar e o cotidiano de cada estudante, trabalhador/a em educação e dos pais.
Foi
levantada, ainda, a questão da estrutura da EEB Pedro Maciel, que
disponibiliza, hoje, laboratórios e salas ambiente. Com o reordenamento,
certamente, as turmas teriam de disputar espaço, em outras unidades escolares.
Também, existe a questão do zoneamento, um dos fatores preponderantes, na
matrícula de todos os estudantes. Com o distanciamento da escola, a tendência é
evasão escolar, outro sério problema comprovado nas escolas.
A partir de todas as questões levantadas, o
grande grupo reunido decidiu tomar diversas iniciativas. Uma delas é a coleta
de assinaturas, com abaixo-assinado contrário ao reordenamento do ensino médio
noturno. Só na Escola de Educação Básica Pedro, atualmente, cerca de 130
estudantes têm aulas, no período noturno, divididos em cinco turmas. Também,
durante a reunião, ficou decidida a realização de manifestações públicas, para
denunciar a sociedade sobre o reordenamento, buscando apoio, na tentativa de
manter as aulas noturnas na EEB Pedro Maciel, garantindo o atual
aproveitamento, tanto do espaço físico da unidade escolar, como de
ensino/aprendizagem.
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