quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Comunidade escolar da EEB Pedro Maciel se mobiliza contra o reordenamento do ensino médio noturno

A comunidade da Escola de Educação Básica Pedro Maciel está mobilizada, desde que recebeu o anúncio, através da Gerência Regional de Educação de Chapecó, que a Secretaria de Estado da Educação fará reordenamento do ensino médio noturno, extinguindo as cinco turmas da noite, naquela unidade escolar. Ontem à noite, foi realizada reunião, onde trabalhadores/as em educação, estudantes e pais manifestaram-se contrários ao reordenamento. Participaram da reunião, em apoio àquela comunidade escolar, a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, e os vereadores professor Cleber Ceccon e Marcilei Vignatti.
Durante a reunião, diversos participantes usaram da palavra, destacando, principalmente, os transtornos que podem ser causados pela extinção das turmas noturnas. Toda a comunidade escolar está indignada com o descaso do governo do Estado, que, quando anuncia o reordenamento, demonstra indiferença com a vida escolar e o cotidiano de cada estudante, trabalhador/a em educação e dos pais.
Foi levantada, ainda, a questão da estrutura da EEB Pedro Maciel, que disponibiliza, hoje, laboratórios e salas ambiente. Com o reordenamento, certamente, as turmas teriam de disputar espaço, em outras unidades escolares. Também, existe a questão do zoneamento, um dos fatores preponderantes, na matrícula de todos os estudantes. Com o distanciamento da escola, a tendência é evasão escolar, outro sério problema comprovado nas escolas.
A partir de todas as questões levantadas, o grande grupo reunido decidiu tomar diversas iniciativas. Uma delas é a coleta de assinaturas, com abaixo-assinado contrário ao reordenamento do ensino médio noturno. Só na Escola de Educação Básica Pedro, atualmente, cerca de 130 estudantes têm aulas, no período noturno, divididos em cinco turmas. Também, durante a reunião, ficou decidida a realização de manifestações públicas, para denunciar a sociedade sobre o reordenamento, buscando apoio, na tentativa de manter as aulas noturnas na EEB Pedro Maciel, garantindo o atual aproveitamento, tanto do espaço físico da unidade escolar, como de ensino/aprendizagem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical