quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Vereadores aprovam requerimento pedindo informações sobre reordenamento do ensino médio noturno em Chapecó

Aprovado, em sessão realizada na tarde de ontem (20/10), Requerimento nº 392/15, de autoria do professor e vereador Cleber Ceccon, que solicita ao secretário de Desenvolvimento Regional, à gerente regional de Educação de Chapecó e ao secretário de Estado da Educação, para que enviem, à Câmara de Vereadores de Chapecó, informações referentes ao processo de reordenamento do ensino médio noturno, nas unidades escolares da rede pública estadual, no município de Chapecó. Informa o professor Cleber que as mudanças aplicadas pelo governo do Estado, em relação ao fechamento de escolas e ao processo de reordenamento e enturmação de alunos, têm gerado forte embate nas comunidades, em várias regiões de Santa Catarina. Exemplo disso é o processo de reordenamento da Escola de Educação Básica Pedro Maciel, localizada no Bairro Maria Goretti; Escola de Educação Básica Luíza Santin, localizada no Bairro Santa Maria; e a Escola de Educação Básica Marechal Bormann, localizada no centro de Chapecó, todas, com uma longa história de alfabetização e formação de jovens, no município.
Considerando que a comunidade escolar é contrária ao reordenamento do ensino médio noturno, pois a EEB Marechal Bormann conta com sete turmas noturnas, a EEB Pedro Maciel conta com cinco turmas noturnas e a EEB Luiza Santin, com mais cinco turmas noturnas, o fechamento, argumenta Cleber Ceccon, não é justificável.
O professor e vereador lembra, ainda, que a medida foi feita arbitrariamente, sem diálogo com a comunidade escolar, que está se mobilizando, com apoio da Regional do SINTE de Chapecó, para impedir o fechamento das turmas do ensino médio noturno. A implantação do reordenamento, segundo ele, causaria sérios transtornos, principalmente, no que se refere a zoneamento e evasão escolar, bem como o aumento dos problemas sociais.
Diante da apreensão de toda a comunidade escolar, o professor e vereador Cleber Ceccon solicita as seguintes informações:
1) Existe o desejo desta Secretaria em realizar o reordenamento nas escolas da rede estadual de ensino, no município de Chapecó?
2) Se existir, quais as Escolas da rede estadual de ensino, no município de Chapecó, que passarão pelo processo de reordenamento?
3) Qual o processo que está sendo usado pela Secretaria Estadual de Educação, para discutir o processo de reordenamento com a comunidade escolar?
Professor e vereador Cleber Ceccon questiona autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical