sexta-feira, 16 de outubro de 2015

No Dia do Professor, deputados destacam valorização da categoria

A sessão plenária de ontem (15) foi marcada por pronunciamentos em homenagem ao Dia do Professor. Os parlamentares ressaltaram a necessidade de valorização da categoria, como um dos pilares para garantir a melhoria da qualidade da educação no país.    
A deputada Luciane Carminatti (PT) relatou os avanços conquistados na educação infantil, a universalização do ensino fundamental no Brasil, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como as oportunidades de acesso ao ensino superior e a programas de intercâmbio. De acordo com a parlamentar, o maior desafio de Santa Catarina está relacionado à evasão escolar, no ensino médio. "Cerca de 30% dos nossos jovens estão fora da escola."
Luciane comentou que o Executivo planeja encaminhar à Assembleia Legislativa o projeto de lei que trata do plano de cargos e salários do magistério, até o fim do mês de outubro. "Já estava na hora de o governo fazer alguma coisa pela valorização do magistério. Fiquei feliz, ao saber que o projeto estava sendo enviado, mas triste, porque ele tramitará em regime de urgência. Teremos que tratar de um assunto tão importante, em tão pouco tempo", disse. "Faço um apelo a todos, para que reflitam sobre a valorização da carreira, o pagamento do Piso, melhores condições de trabalho, a recuperação da autoestima dos professores", complementou.
O pronunciamento do deputado Natalino Lázare (PR) seguiu em concordância com o de Luciane: "Associo-me à fala da deputada. Sabemos das dificuldades financeiras, mas não podemos perder o rumo, temos que continuar na luta para proporcionar à educação, os recursos que merece e aos profissionais o salário que merecem. Aí, sim, teremos um mundo melhor."
Os deputados Rodrigo Minotto (PDT), Ana Paula Lima (PT) e Doutor Vicente Caropreso (PSDB) também enfatizaram a questão da remuneração docente. "O futuro de um País tem a cara da sua escola, no presente. O salário é a cara do respeito que a sociedade dá ao professor. Não há como ter os melhores quadros dedicados à atividade do magistério, se não tivermos bons salários para os professores", declarou Minotto. "O salário do professor ainda não é digno, diante da importância da missão que exerce, na formação das pessoas", acrescentou Ana Paula. "Valorizando nossos educadores, estaremos investindo no futuro. O professor valorizado é aquele que promove mudanças na sociedade", complementou Doutor Vicente.
Os professores também foram parabenizados pelos deputados Mário Marcondes (PR), Julio Ronconi (PSB), Ismael dos Santos (PSD), Aldo Schneider (PMDB), Neodi Saretta (PT), Leonel Pavan (PSDB), Gabriel Ribeiro (PSD), Maurício Eskudlark (PSD) e Dirce Heiderscheidt (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical