terça-feira, 20 de outubro de 2015

Comunidade escolar: “Educação não é despesa. Não fecha escola, não!”

Dezenas de estudantes, pais, trabalhadores/as em educação e lideranças da Regional do SINTE reuniram-se, na tarde desta terça-feira, na frente do prédio da Gerência Regional de Educação de Chapecó, gritando palavras de ordem: “Educação não é despesa. Não fecha escola, não!”
A manifestação foi causada, após o anúncio da GERED/Chapecó que a Secretaria de Estado da Educação estaria fechando turmas do ensino médio, nas Escolas de Educação Básica Marechal Bormann (sete turmas noturnas), Pedro Maciel (cinco turmas noturnas) e Luiza Santin (mais cinco turmas noturnas). Isso aconteceria, em razão da medida, por parte da SED, de reordenamento do ensino médio noturno.
O anúncio causou indignação e revolta, na comunidade escolar, que, em nem um momento, foi ouvida pela GERED. Com diversas folhas de abaixo-assinado preenchidas, a comunidade escolar realizou grande manifestação, na frente do prédio da GERED, organizando uma comissão para apresentar o abaixo-assinado à gerente regional de educação, na tentativa de diálogo, que não aconteceu, por conta de viagem da gerente regional à SED, em Florianópolis. A comissão pediu, então, que fosse marcada reunião para a próxima quinta-feira (22/10), às 13h30, para entrega, em mãos, ao abaixo-assinado à responsável pela Gerência Regional de Educação de Chapecó. A reunião está marcada, e deve contar, mais uma vez, com representantes da Regional do SINTE de Chapecó, trabalhadores/as em educação, estudantes e pais.
A preocupação da comunidade escolar diz respeito, principalmente, aos transtornos que seriam causados pelo reordenamento. Nas três unidades escolares citadas, a média é de 30 estudantes por turma, no período noturno. O reordenamento desrespeitaria o princípio de zoneamento, o que causaria, evidentemente, evasão escolar, além de dificultar adaptação nas novas turmas, sem levar em conta os grupos sociais e a realidade de cada cotidiano escolar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convênios médicos - valores - União Sindical